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Planeamento da manutenção após Phase-Out das aeronaves Alpha Jet da Força Aérea Portuguesa

Author(s): Piedade, Rúben Miguel da Silva

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8303

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Disponibilidade operacional; Planeamento manutenção; RCM; FMEA; AHP; TOPSIS.; Operational availability; Maintenance planning


Description

Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de mestre em Engenharia Mecânica, perfil de Manutenção e Produção

O Phase-Out de um bem, ou ativo, compreende a sua descontinuação e final de operação, podendo, no entanto, esse marco não ter um destino final definido. Por isso, esta tomada de decisão passará pelos vários critérios e cenários, confrontando-se com o dilema de viabilizar a extensão do período de exploração ou encontrar cenários alternativos para a sua utilização, baseados no elevado custo de certos bens e das ações a executar. Baseado neste contexto, importa saber a viabilidade do prolongamento de operação do bem? Quais as variáveis comprometedoras desse prolongamento? Que ferramentas de análise a utilizar? Quais os cenários a serem considerados? O presente trabalho tem como propósito desenvolver um modelo de suporte à decisão utilizando uma abordagem multicritério para criação de valor, em termos de planeamento de manutenção, que ajude a responder às questões já referidas, permitindo assim avaliar a viabilidade do prolongamento da operacionalidade de uma frota de aeronaves e. O modelo proposto baseia-se em três pilares: Identificação do Problema, Análise de Risco e Estratégia de Resposta, que permitem identificar o que compromete a continuidade de operação da frota e analisar as várias alternativas possíveis ao seu destino final, de maneira a criar valor. O modelo proposto será aplicado à frota Alpha Jet da Força Aérea Portuguesa, que está em período Phase-Out e deixará de operar em Janeiro de 2018, não tendo, no entanto, uma solução definida para o final da frota. Como forma de enquadramento são apresentados os elementos que influenciam a disponibilidade operacional dos bens. É caraterizada a metodologia RCM, e a sua importância na indústria da manutenção aeronáutica, metodologia de seleção da estratégia de manutenção baseada no comportamento das falhas dos bens, através da ferramenta FMEA. São também caraterizadas as ferramentas de suporte à decisão multicritério, AHP e TOPSIS, com o intuito de hierarquização e seleção da alternativa mais próxima do ideal.

The Phase-Out of a good, or asset, comprises its discontinuation and the end of operation, however, this milestone may not have a defined destination. Therefore, this decision-making process will go through several criteria and scenarios, confronting the dilemma of making feasible the extension of the exploration period or finding alternative scenarios for its use, based on the high cost of certain assets and the actions to be performed. Based on this context, it is important to understand if it is feasible or not the operational extension of a good? Which variables could compromise this extension? Which analysis tools can be used? Which scenarios to be consider? The purpose of the present dissertation is to develop a decision support model using a multicriteria approach to create value, in terms of maintenance planning, that will help to answer the already mentioned questions, thus allowing the evaluation of the operational extension feasibility of an aircraft fleet. The proposed model is based on three pillars: Problem Identification, Risk Analysis and Response Strategy, which allowed to identify what could compromise the continuity of operation of the fleet and to analyze several possible alternatives to the final destination, in order to select the closest alternative to the ideal one, which creates more value. The proposed model will be applied to the Alpha Jet fleet of the Portuguese Air Force, which is in the Phase-Out period and will cease to operate in January 2018, but without a defined solution for the end of the fleet. As a way of framing, it is presented the elements that influence the operational availability of the goods. It is characterized the RCM, and its importance in the aeronautical maintenance industry, as a methodology to determine the maintenance strategy based on the goods failure behaviors, through the tool FMEA. There are also presented the multicriteria decision-making support tools, AHP and TOPSIS, with the purpose of hierarchizing and selecting the alternative which is the closest to the ideal alternative.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Abreu, António João Pina da Costa Feliciano
Contributor(s) RCIPL
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