Author(s):
Cabrita, Tiago Manuel Pardal
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8350
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Ressonância; Reverberação; Timbre; Resonance; Reverberation; Timbre
Description
Dissertação - Mestrado em Música
O estudo presente neste relatório é uma reflexão acerca de uma perspetiva sobre a ressonância no contexto da composição musical, em especial, a partir do conjunto das peças, escritas para este Mestrado, “Intimidade” (Saxofone e Piano), “Anticlockwise” (Violino solo, Encomenda da 25ª Edição do Prémio Jovens Músicos), “O Vulto da Consciência” (Soprano, Duas Flautas e Percussão), “A Vida Inteira” (Encomenda do Teatro Nacional S. Carlos), “Voem, Asas..” (Clarinete e Vibrafone), “Reflexos da Memória de uma Criança” (Violoncelo e Pequena Orquestra), “Unexpressions Revisited” (Orquestra de Cordas) e “Do Outro Lado do Espelho” (para dois Pianos). Baseado na bibliografia apresentada e na observação de peças de outros compositores, propus-me refletir sobre o modo como a ressonância é tratada no universo das oito peças em análise. Este estudo levou-me a ter uma maior consciência dos processos que envolvem o meu trabalho de criação musical e a chegar a um conjunto de aplicações do conceito de ressonância na escrita instrumental, as quais me ajudarão certamente a dar os próximos passos nesse percurso. Apesar da utilização destes conceitos ter sido bastante livre nas oito obras escritas, ficou a convicção de que a clarificação das referidas aplicações pode ser um contributo para que cada uma delas tenha uma “assinatura própria” em termos sonoros na escrita musical.
ABSTRACT - The current dissertation deals with resonance in the context of musical composition, in particular in the set of pieces which includes "Intimidade" (sax and piano), "Anticlockwise" (violin solo, commissioned by the Young Musicians Award (Portugal), 25th edition), "O Vulto da Consciência" (Soprano, Two Flutes and Percussion), "A Vida Inteira" (commissioned by the S.Carlos National Theatre), "Voem, Asas..." (Clarinet and Vibraphone), "Reflexos da Memória de uma Criança" (Cello and Small Orchestra), "Unexpressions Revisited" (String Orchestra), "Do Outro Lado do Espelho" (Two Pianos). Based on both the reviewed bibliography and the observation of pieces by other composers, I aimed to reflect on how resonance is treated and developed in the universe of the eight pieces analysed. This work has led to a greater conscience of my own musical creation process and, therefore, of possible steps to be taken in the future. Despite the rather free applications of the concept of resonance in my scores, and despite the fact that the different resonance categories are not closed, in the future I hope to achieve for each and all of them a distinctive signature in terms of sound.