Document details

Além das quatro paredes: aprender no meio natural e social com um grupo de jardim de infância

Author(s): Pires, Ana Filipa Pereira

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8376

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Educação pré-escolar; Ambiente educativo; Meio envolvente; Aprendizagem; Preschool education; Educational environment; Surrounding,; Meaningful learning


Description

O presente relatório tem em conta a reflexão, a análise e a fundamentação da minha intervenção realizada numa sala de JI (Jardim de Infância). Decorrente desta intervenção surge a Investigação-Ação que dá nome ao presente relatório. Através da observação e reflexão pude constatar algumas fragilidades em termos de realização de atividades fora da sala de atividades. Apesar de o espaço ser amplo e propiciar uma série de aprendizagens, estas não eram exploradas. Para além disso, as atividades realizadas em sala careciam de prolongamento e potenciação das aprendizagens realizadas para diferentes espaços do ambiente educativo e do meio. Procurei articular o referencial teórico referente à importância destes espaços para a promoção de aprendizagens significativas com uma intervenção pedagógica refletida e sustentada em fundamentação teórica. Como resultados mais evidentes da investigação destaco a apropriação das aprendizagens adquiridas pelas crianças, aplicadas em diferentes contextos, a manifestação de interesse e questionamento acerca dos fenómenos naturais e o prazer da exploração destes espaços. Culmino o relatório com uma reflexão acerca do impacto que todo o percurso realizado teve na construção da minha identidade profissional.

ABSTRACT This report takes into consideration the reflection, analysis and reasoning concerning my intervention in a daycare facility room. From this intervention, the Action Research that gives name to this report emerges. Through observation and reflection, I was able to find some weaknesses related to the implementation of outside the classroom activities. Furthermore, those activities lacked learning extension and potentiation when accomplished in different areas of the educational environment and surroundings. The effort was placed in articulating the theoretical references regarding the significance of the surroundings to promote learning with a pedagogical intervention reflected and sustained by a theoretical foundation. I would like to highlight as the most evident results of this investigation children's learning appropriation and application of the acquired learning in different contexts, the expression of interest and questioning about natural phenomena and the enjoyment of exploring. This report culminates with a reflection on the impact of this journey in the development of my professional identity.

Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brito, Rita
Contributor(s) Pires, Ana Filipa Pereira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents