Document details

Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros

Author(s): Viola, Sílvia da Conceição Ferreira

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8404

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Identidade cultural; Património; Arte pública; Educação artística; Cultural identity; Heritage; Public art; Artistic education


Description

Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Artes Plásticas

A problemática que se investiga surge a partir de um contexto social pertinente e justificativo para um estudo de âmbito educacional a ser trabalhado de forma empírica com caráter científico. Inserido num processo educativo e artístico na vila de Alhos Vedros, aplicando conjuntamente a metodologia quantitativa e qualitativa em relação às questões da investigação. Numa primeira fase diagnosticou-se a problemática existente em Alhos Vedros no que concerne ao desenvolvimento da vila, recolheu-se informação sobre a mesma e sobre os seus lugares de interesse patrimonial e projetou-se o Roteiro artístico-cultural - Lugares da memória. Posteriormente, numa segunda fase, envolveu-se a população alhosvedrense, encontraram-se apoios logísticos e artistas participantes para a apresentação do projeto artístico-cultural durante um fim de semana. No decorrer da apresentação recolheram-se dados através de um questionário aplicado aos participantes e com a pretensão de os inquirir para se poder dar respostas às questões orientadoras e objetivos formulados ou de maneira a validar os mesmos. Concluiu-se respondendo afirmativamente a todas as questões orientadoras, devido aos resultados indicarem que a população considerou o projeto artístico-cultural bastante positivo e manifestou a vontade de continuidade do mesmo. Validaram-se as hipóteses referentes à arte pública enquanto facilitadora de identidade cultural, tal como as do seu valor e contributo para o fortalecimento da população à sua localidade. Acredita-se que o Roteiro artístico-cultural- Lugares da memória foi significativo para população sendo eficaz e proporcionando momentos de educação artística e de interação entre a população, o projeto artístico-cultural e os dois em simultâneo em contexto não formal.

ABSTRACT The issue, which is researched, arises from a relevant and justified social environment regarding an educational study to be worked empirically with a scientific imprint. Forming part of an educational and artistic process in Alhos Vedros, applying jointly to quantitative and qualitative methodology regarding research issues. Firstly it was diagnosed the existing issues in Alhos Vedros in what concerns the development of the village, it was collected information about this village and its places of heritage value and it was designed the artistic and cultural itinerary-Places of memory. Later, in a second phase, the population from Alhos Vedros was involved, they were found logistical support and participating artists for the presentation of the artistic-cultural project during a weekend. In the course of the presentation, it was collected some data through a survey applied to participants and with the objective of inquiring them in order to be able to answer to key headlines and objectives previously drafted or in order to confirm them. It was concluded that all the guiding questions were answered in the affirmative, because the results indicated that the population considered the artistic and cultural project quite positive and stated the wish to continue. The premises concerning the public art as a facilitator of cultural identity were confirmed, such as its value and contribution to the establishment of the population to their home place. We believe that the artistic and cultural itinerary - Places of the memory was significant for the population, being effective and providing moments of artistic education and interaction between the population, the artistic and cultural project and the two, at the same time, in a non-formal context.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rijo, Cátia
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents