Document details

Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível

Author(s): Campos, Ricardo José Farias Guerreiro

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8409

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Educação formal; Desenho; Arte contemporânea; Identidade; Educação não formal; Site specific; Formal education; Non formal education; Drawing; Contemporary art; Identity


Description

Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – Artes Plásticas na Educação

O presente estudo debruça-se sobre um projeto de investigação-ação desenvolvido em contexto formal, cujo âmbito se situa no diálogo entre os contextos escolar e museológico. Apresentar-se-á uma proposta de reflexão, em torno do conceito de identidade, que acompanha o referido projeto de uma turma de 11º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais em visita ao Museu Coleção Berardo; esse será um processo que acontecerá ao longo do desenvolvimento de três Unidades de Trabalho conseguintes à visita, realizadas em espaço escolar. A interpretação do tema sobre identidade individual, identidade coletiva e o espaço vivencial, culminou numa intervenção site specifc onde a escola se transformou num museu transparente, imprevisível e mutável. Ao longo do projeto foram desenvolvidas estratégias para pensar a prática do desenho na disciplina de Desenho A, valorizando o cruzamento com as práticas artísticas contemporâneas, sobretudo a fotografia, a instalação e a performance.

ABSTRACT The present study focuses on an action-research methodology project, developed in a formal context, whose demesne is placed in the dialog between scholar and museological contexts. A proposal for reflection will be presented, encompassing the concept of identity that follows the aforesaid project of an 11th grade class from the Scientific-Humanistic course in Visual Arts, while visiting the Coleção Berardo Museum; this will be a process to take place along the development of three Work Units consequent to the visit, held in school ground. The interpretation of the theme concerning individual and collective identities and the existential space culminated in a site specific intervention, where the school turned into a transparent museum, unforeseeable and changeable. Throughout the project, strategies were developed to reflect the practice of drawing in the discipline of Desenho A, valuing the crossing with contemporary artistic practices, mainly photography, installation and performance.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Teresa
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents