Document details

Educação artística e matemática: uma experiência de ensino no 1.º ciclo do ensino básico

Author(s): Gonçalves, Ana Margarida Bastos

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8410

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Educação artística; Expressão plástica; Matemática; Experiência de ensino; Ensino não formal e formal; Ensino formal; Artistic education; Visual arts; Mathematic; Teaching experience; Non formal education; Formal education


Description

Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, especialização de Artes Plásticas

Esta investigação procura identificar quais os contributos da educação artística para a educação básica quer ao nível do desenvolvimento de competências especificas e transversais, quer na aquisição/apropriação de conceitos da linguagem visual e de matemática. Para tal, foi desenhada e desenvolvida uma experiência de ensino em sala de aula, numa turma do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, com o objetivo de estudar possibilidades de ligação entre a expressão plástica e a matemática. Tendo por base os três eixos da educação artística Fruição/Contemplação, Reflexão/Interpretação e Experimentação/Criação, o plano de intervenção foi organizado em torno de diferentes atividades que incluem sempre a observação e fruição de obras de arte, uma reflexão sobre elas, e uma produção plástica. Assim, foram escolhidos para a intervenção dois artistas plásticos portugueses, Joaquim Rodrigo e Lourdes Castro, cujas obras permitiram explorar os conceitos matemáticos e de expressão plástica identificados a partir dos respetivos programas curriculares. Esta investigação estruturada numa parceria entre um artista-educador e um professor, é também uma experiência de ligação entre o ensino não formal e o formal, desenvolvida no próprio contexto formal, a sala de aula.

ABSTRACT This research seeks to identify the contributions of artistic education to basic education in the development of specific and transversal competences and in the acquisition/ appropriation of visual language and mathematics concepts. Thus, a teaching experience was designed and developed in a 3th year class (first degree of basic education) to study the possibilities of linking visual arts with mathematics. Based on the three axes of artistic education, Contemplation, Reflection and Experimentation, the intervention plan was organized around different activities that always include the observation and fruition of works of art, a reflection on them and an artistic production. Therefore, two Portuguese visual artists, Joaquim Rodrigo and Lourdes Castro, were chosen for the intervention, and their work allowed to explore the concepts of visual expression and mathematical which were identified in the respective curricular programs. This research, structured in partnership between an artist-educator and a teacher, is also an experience of linking non-formal and formal teaching, developed in the formal context itself, the classroom.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Castro, Sílvia; Loureiro, Cristina
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents