Author(s):
Rocha, Raquel Filipa Vilarinho Santos
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8527
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Gestão em saúde; Cuidados continuados integrados; Sistema de informação; Referenciação; GestCareCCI; Eficácia; Health management; Integrated continuing care; Information system; Referral; Efficacy
Description
Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde
Esta investigação pretende estudar o sistema de informação dos cuidados continuados integrados na ótica dos profissionais de saúde. Tem como objetivo entender se os colaboradores compreendem e sabem utilizar a plataforma informática, o seu grau de satisfação, se consideram que o sistema de informação está adequado ao serviço, as principais diferenças e semelhanças entre os profissionais de saúde, se pode ser melhorado e por último, realizar uma proposta de melhoria. Este estudo é concretizado em duas fases, sendo realizado nas seguintes instituições, Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Ocidental e Oeiras, e no Hospital Egas Moniz. A primeira fase caracteriza-se por recolher informações sobre a aplicação informática. A segunda fase baseia-se num estudo exploratório descritivo, com recurso a questionários. Os resultados deste estudo podem ser uteis para melhorar o sistema de informação dos cuidados continuados, como também aumentar a satisfação dos utilizadores. Apesar de os profissionais de saúde considerarem que o sistema deve ser melhorado em alguns aspetos, de forma geral, estes encontram-se satisfeitos com a aplicação informática, bem como esta encontra-se adequada e satisfaz as necessidades da atividade profissional dos cuidados continuados integrados. Para uma melhor conceção do sistema de informação é fulcral que haja envolvimento entre os profissionais de saúde, fazendo parte da estratégia, implementação e promoção dos cuidados.
ABSTRACT - This research is determined to study the integrated continuing care information system, from the health professionals point of view. The objective is to understand if employees understand and know how to use the platform, their degree of satisfaction if they consider that the information system is appropriate to the service, the main differences, and similarities among health professionals, if it can be improved and finally to make a proposal for improvement. This study is carried out in two phases, being performed out in the Agrupamentos de Centro de Saúde de Lisboa e Oeiras and Hospital Egas Moniz. The first phase is characterized by gathering information on the informatics application. The second phase is based on a descriptive exploratory study using questionnaires. The results of this study may be useful for improving the information system of continuing care, as well as increasing user satisfaction. This study allows understanding the health professionals need regarding the integrated continuing care information system and its necessary improvements. Although health professionals believe that the system should be improved in some aspects, in general, they are satisfied with the computer application, as well as it is adequate and satisfies the needs of the professional activity of integrated continuing care. For a better conception of the information system, it is essential that there is involvement among health professionals, as part of the strategy, implementation, and promotion of care.