Author(s):
Umbelino, Tânia Mafalda Lopes
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8532
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Gestão em saúde; Qualidade em saúde; Satisfação do doente; Determinantes da satisfação; Modelo SERVPERF; Health management; Quality in health care; Patient satisfaction; Determinants of patient satisfaction; SERVPERF scale
Description
Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde
A avaliação da qualidade na saúde surge hoje como uma exigência na prestação de cuidados de saúde e com ela, a satisfação dos utentes emerge como um precioso indicador que permite o incremento na qualidade com a deteção de possíveis lacunas e consequente desencadeamento de estratégias de melhoria. Este trabalho tem como principais objetivos a identificação dos determinantes com maior influência na satisfação do utente e a identificação dos níveis de satisfação dos utentes num serviço de radiologia privado. Realizou-se a elaboração de dois artigos científicos em formato de publicação para a revista TMQ - Techniques, Methodologies and Quality para uma leitura mais acessível, sucinta e visível. No primeiro artigo realizou-se uma revisão da literatura sobre os determinantes da satisfação do utente. No segundo artigo desenvolveu-se um estudo de metodologia quantitativa através de um inquérito por questionário aos utentes de um serviço de radiologia privado com a finalidade de identificar os níveis de satisfação dos utentes da amostra recolhida. Com este estudo identificaram-se alguns pontos de melhoria a realizar no serviço em estudo que necessitam do respetivo desencadeamento estratégico para implementar novos procedimentos tais como os tempos de espera, uma maior facilidade na marcação dos exames e o fornecimento de informação sobre os tempos de espera e preparações para os exames. E os determinantes que apresentaram maior influência na satisfação dos utentes no serviço de radiologia em estudo foram a confiabilidade, a capacidade de resposta e a empatia.
ABSTRACT - The health quality assessment arise today as a requirement in the provision of healthcare and with it, the satisfaction of patients is emerging as a valuable indicator for the increase in quality with the detection of possible gaps and consequent triggering improvement strategies. The main objectives of this work identify the determinants more influence on patient satisfaction and identify levels of patient satisfaction in a private radiology service. There was the preparation of two scientific articles in publication format for TMQ magazine - Techniques, Methodologies, and Quality for a more accessible, concise and visible reading. In the first article, a review of the literature on the determinants of user satisfaction was carried out. In the second article, a quantitative methodology was developed through a questionnaire survey of the users of a private radiology service to identify the levels of satisfaction of the users of the sample collected. This study identified some improvement points to be performed in the service under study that requires the respective strategic triggering to implement new procedures such as waiting times, easier marking of exams and provision of information on waiting times and preparations for the exams. And the determinants that had the greatest influence on patient satisfaction in the radiology service under study were reliability, responsiveness, and empathy.