Author(s):
Santos, Ana Sofia Lopes
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8850
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Geotecnia; Geotechnics; Via férrea; Railways; Taludes; Slopes; Obras geotécnicas; Geotechnical works; Estruturas de contenção; Retaining structures; Monitorização; Monitoring
Description
Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na área de especialização de Edificações - Relatório de Estágio
Na atualidade, as redes de transportes apresentam-se como um motor na economia de um país. Qualquer que seja a perturbação destas estruturas, as suas consequências serão negativas para a população da região em questão. Tais perturbações, quando de origem geotécnica tomam especial importância, pois originam prejuízos materiais e eventual perdas de vida humanas. É objeto de estudo deste documento a geotecnia no seio da infraestrutura ferroviária. O seu objetivo é fornecer conceitos fundamentais e elementares para o entendimento e análise de problemas geotécnicos, abordando matérias como a mecânica das rochas, a mecânica dos solos, a geologia da engenharia e analisando os vários tipos de movimentos de vertente e possíveis soluções de estabilização a adotar. É ainda objetivo, vincar a importância da geotecnia ao longo do ciclo de vida da infraestrutura ferroviária, procurando dar ênfase à monitorização. Contempla ainda, diversos casos de obra acompanhados ao longo de um estágio realizado no Departamento de Manutenção da Rede Ferroviária Nacional – REFER, E.P.E., e um caso de estudo – “Linha do Sul - Solução definitiva de estabilização dos taludes entre os km 263,700 e 263,900”.
Nowadays, the transport networks are an engine in the economy of a country. If there is a disruption on these structures, the consequences will be negative for the population of the region. Such disturbances, when of geotechnical origin, are of special importance because they cause material and eventualy human life losses. Geotechnics within the railway infrastructure is the object of study of this document. The purpose of this document is to provide fundamental and elementary concepts for the understanding and analysis of geotechnical problems, addressing such matters as rock mechanics, soil mechanics, engineering geology and analysing the various types of slope movements. and possible stabilization solutions at to adopt. It is also an objective to emphasize the importance of geotechnics throughout the life cycle of railway infrastructure, with an emphasis on monitoring. It also includes a number of cases attended by a training course carried out in the Department of Maintenance of the National Railway Network - REFER, EPE, and a case study - "Line of the South - Definitive solution of stabilization of slopes between km 263,700 and 263,900 ".