Author(s):
Cebola, Marisa ; Proença, Sara
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8998
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Empreendedorismo; Motivação; Teoria da motivação; Potencial empreendedor
Description
O empreendedorismo é amplamente reconhecido como motor de crescimento económico, ao contribuir para estimular a inovação, para o aumento da competitividade, para a criação de emprego, assim como para a aceleração de mudanças estruturais na economia e na sociedade. Sendo o empreendedor a força motriz deste processo, é fundamental compreender a forma como o empreendedor atua, como percepciona a sua atividade e o que determina o seu comportamento. Neste contexto, o presente capítulo tem como principal objetivo identificar, à luz dos fundamentos das principais teorias da motivação, os fatores determinantes do comportamento empreendedor. Entre as diversas motivações para empreender são analisadas as seguintes: motivações de realização familiar e societal, motivações de recursos e rendimentos, motivações de prestígio e motivações de aprendizagem e desenvolvimento.