Document details

A mobilização da metodologia de trabalho de projeto para a aquisição de competências

Author(s): Rodrigues, Lara Alexandra Conde

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/9487

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Metodologia de trabalho de projeto; Pré-escolar; Investigação; Competências; Processo de aprendizagem; Methodology of project work; Preschool; Research; Skills; Learning process


Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

O presente trabalho surge no âmbito da prática profissional supervisionada, para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. A metodologia de trabalho de projeto (MTP) distingue-se por se tratar de uma metodologia que incentiva a criança a procurar o seu conhecimento e a cada vez querer saber mais. É ainda um método de trabalho em que o/a educador/a é apenas um auxílio e um orientador de todo o processo traçado pelas crianças. Este relatório é o reflexo da utilização da metodologia de trabalho de projeto num contexto de pré-escolar, com um grupo de 24 crianças, heterógeno de idades, sendo estas compreendidas entre os três e os seis anos, em que são valorizados e explicitados a participação das crianças no processo de aprendizagem ao longo do projeto que foi desenvolvido. Este trabalho pretende explicitar quais os benefícios da MTP para a aquisição de competências e a forma como estes ocorrem, acabando assim por explicitar quais foram as principais aquisições feitas pelo grupo de crianças.

ABSTRACT The present work comes within the scope of professional practice supervised, for obtaining the master's degree in pre-school Education. The methodology of work of project (MTP) is distinguished because it is a methodology, which encourages the child to seek your knowledge and more, and wants to know more. It is still a working method in which the educator is just an aid and a supervisor of the whole process outlined by the children. This report is a reflection of the use of the methodology of project work in a pre-school context, with a group of 24 children, between three and six years. They are valued and given the participation of children in the learning process throughout the project, which was developed. With this, this paper aims to clarify what are the benefits of the MTP for the acquisition of skills and the way in which these occur, so clarify what were the major acquisitions made by the group previously stated.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Simões, Ana
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents