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O coordenador de departamento e a supervisão pedagógica no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico

Author(s): Rodrigues, Ana

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1117

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): Coordenação pedagógica; Coordenador de departamento; Subcoordenador; Supervisão pedagógica e função supervisiva; Pedagogical management; Head of department; Head of department assistant; Pedagogical supervision; Supervising duties


Description

Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Supervisão e Orientação Pedagógica. orientador: Orientadora: Professora Leonor Santos

Esta dissertação centra-se num estudo de caso que emergiu do desejo de compreender melhor o papel supervisivo do coordenador de departamento do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e a sua influência na prática letiva dos docentes, tendo em conta a importância que a supervisão foi adquirindo na evolução da própria estrutura organizacional da escola, patente na legislação que regula o nosso sistema educativo. Assim, foram objetivos desta investigação: perceber que perceções têm os coordenadores de departamento da sua função supervisiva; conhecer os conceitos de supervisão apropriados pelos coordenadores; compreender de que modo pensam estar interligada a sua prática de supervisão e a prática letiva exercida pelos docentes do seu departamento; perceber que entraves os coordenadores encontram no desempenho da sua função supervisiva; conhecer a opinião dos docentes dos departamentos sobre as funções exercidas pelo seu coordenador. Numa primeira parte desta dissertação procuramos definir supervisão pedagógica à luz do que nos dizem os autores, essencialmente portugueses, porque já muito se estuda e escreve sobre a supervisão no nosso país. Ainda na parte teórica, fizemos uma resenha da legislação, que se refere aos coordenadores de departamento, que nos faz percorrer todo o caminho da nossa democracia desde o 25 de abril de 1974 até aos nossos dias. No estudo empírico, realizamos entrevistas ao diretor do agrupamento de escolas que constituiu o nosso caso de estudo, bem como aos coordenadores de departamento e aos subcoordenadores de grupo, num total de treze entrevistas. Realizamos ainda um inquérito por questionário aos docentes que não participaram nas entrevistas. Analisamos todos os dados recolhidos, quer através da entrevista, quer dos questionários, e concluímos que esta é uma escola que está a percorrer um caminho, nem sempre fácil, para a reflexividade das suas práticas, sendo aqui o papel dos coordenadores de departamento e dos seus subcoordenadoras muito importante, pois através da supervisão pedagógica facilitam e abrem caminhos para uma escola cada vez mais reflexiva.

This study case was meant to better understand the head of department supervising role and its influence on the teachers’ practice, concerning the development of supervision importance at school organizational structure, which can be seen in our educational system legislation. Therefore, the aims of the present research were to understand which perceptions do heads of department have concerning their supervising duties; to know the acquired concepts of supervision they have got; to understand in which way they believe their supervising procedures are connected to the teaching practice in their departments; to understand the obstacles they find in their supervising duties fulfilment; to know teachers’ opinion about the fulfilment of their heads of department concerning the supervising duties. First, we tried to define pedagogical supervision according to recognized authors’ opinions, specially the Portuguese ones, since there are many publications concerning this topic in our country. We also did a legislation review concerning heads of department since 25th April, 1974 until today, our democracy era. In the empirical study, we conducted interviews to a headmaster, to heads of department and to head of department assistant, in a total of 13 interviews. Questionnaires were likewise applied to the teachers who didn’t participate in the interviews. All these data were analysed and the results showed this particular school is following a path not always easy as far as the reflective practices are concerned. This means heads of department and head of department assistant play an important role, as through their pedagogical supervision, they can make easier ways to a more reflective school.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
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