Author(s): Mendes, Maria João
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1209
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): PARENTALIDADE- Competências; PARENTALIDADE - Formação
Author(s): Mendes, Maria João
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1209
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): PARENTALIDADE- Competências; PARENTALIDADE - Formação
Relatório de Estagio apresentado para a obtenção do grau de mestre na Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia
As alterações sociais, económicas e familiares, desenvolvem cada vez mais a expetativa de que o homem ao tornar‐se pai, consiga satisfazer as necessidades dos seus filhos. Progressivamente tem assumido um papel mais interventivo na prestação de cuidados e educação dos descendentes. Perante a vivência da gravidez, as grávidas/casais sentem a necessidade de se prepararem para o parto e para a parentalidade. A participação nos Cursos de Preparação para a Parentalidade, revela‐se um recurso acessível, capaz de promover o nascimento dos novos pais, seguros, envolvidos e empenhados neste seu novo papel. Empiricamente presume‐se o impacto positivo da participação dos pais nos CPP, pelo que a sua observação em contexto de Bloco de Partos assim como a perceção das Enfermeiras ESMO dinamizadoras dos CPP, constituem um contributo da prática diária. A Revisão Sistemática da Literatura reforça este contributo, promovendo o contínuo desenvolvimento do conhecimento que sustenta a Prática Baseada na Evidência.