Document details

Metodologia scorecard da marca:estudo de caso aplicado à “Galp Energia, S.A”

Author(s): Mariquitos, João Luís Rosa

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1325

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): Ativos intangíveis; Marcas; Fluxo de Caixa Descontado; Scorecard da Marca


Description

Dissertação, Mestrado, Contabilidade e Finanças, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2015

O estudo tem como objetivo a aplicação de uma metodologia que permite a avaliação de ativos intangíveis, pois o valor de mercado de uma empresa não pode ser explicado apenas pelos seus ativos tangíveis. Contudo, procurou-se avaliar financeiramente uma marca com base no método de fluxo de caixa descontado, com o auxílio da ferramenta Scorecard da marca, desenvolvida por Milone (2004). A ferramenta permitiu identificar e quantificar a influência exercida pela marca na obtenção de fluxos futuros de uma empresa. Sendo que entre os diversos ativos intangíveis que acrescentam valor a uma empresa, a marca é a que mais destaque apresenta, no que diz respeito a valor acrescentado.A metodologia foi aplicada ao Grupo “Galp Energia”, sendo uma das maiores empresas portuguesas e com, mais experiência no sector energético, contando já com três séculos de sucesso, tendo resultado na construção de uma empresa com uma marca forte. Após a aplicação da metodologia proposta, foi calculado o valor da marca da “Galp Energia” no total de 4.077.404 €, o que representa 30,79% do valor total da empresa. Portanto, o impacto que a marca possui sobre os fluxos de caixa de uma empresa é bastante significativo.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lourenço, António Morão
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents