Document details

Metodologia scorecard da marca:estudo de caso aplicado à “Galp Energia, S.A”

Author(s): Mariquitos, João Luís Rosa

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1325

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): Ativos intangíveis; Marcas; Fluxo de Caixa Descontado; Scorecard da Marca


Description

O estudo tem como objetivo a aplicação de uma metodologia que permite a avaliação de ativos intangíveis, pois o valor de mercado de uma empresa não pode ser explicado apenas pelos seus ativos tangíveis. Contudo, procurou-se avaliar financeiramente uma marca com base no método de fluxo de caixa descontado, com o auxílio da ferramenta Scorecard da marca, desenvolvida por Milone (2004). A ferramenta permitiu identificar e quantificar a influência exercida pela marca na obtenção de fluxos futuros de uma empresa. Sendo que entre os diversos ativos intangíveis que acrescentam valor a uma empresa, a marca é a que mais destaque apresenta, no que diz respeito a valor acrescentado.A metodologia foi aplicada ao Grupo “Galp Energia”, sendo uma das maiores empresas portuguesas e com, mais experiência no sector energético, contando já com três séculos de sucesso, tendo resultado na construção de uma empresa com uma marca forte. Após a aplicação da metodologia proposta, foi calculado o valor da marca da “Galp Energia” no total de 4.077.404 €, o que representa 30,79% do valor total da empresa. Portanto, o impacto que a marca possui sobre os fluxos de caixa de uma empresa é bastante significativo.

Dissertação, Mestrado, Contabilidade e Finanças, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2015

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lourenço, António Morão
Contributor(s) Mariquitos, João Luís Rosa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents