Author(s): Flausino, André Filipe Azevedo
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1401
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): Redes sociais; Paradigma; Marcas; Conteúdos; Embaixadores
Author(s): Flausino, André Filipe Azevedo
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1401
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): Redes sociais; Paradigma; Marcas; Conteúdos; Embaixadores
Dissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2016
A emergência das redes sociais introduziu novas tendências na comunicação e na forma como as marcas lidam com os seus públicos. A sociedade atual está perante um novo paradigma, assistido pelos meios digitais, os quais são caraterizados pela sua facilidade de produção e partilha de conteúdos, num formato mais participativo e interativo. Frisando que o objetivo primordial do presente estudo é descobrir e percecionar quais são as razões/motivos que levam os consumidores a tornarem-se embaixadores das marcas nas redes sociais.Esta foi a epígrafe para o desenvolvimento da dissertação, que apresenta os resultados de um estudo sobre os consumidores enquanto embaixadores das marcas nas redes sociais. Em relação à metodologia, foi aplicado um questionário online dirigido aos indivíduos da sociedade, abordando os hábitos de utilização sobre as redes sociais em diversas perspetivas. Os dados provenientes deste estudo foram analisados e tratados com o auxílio do programa estatístico IBM SPSS. Após o tratamento estatístico e a análise dos resultados obtidos, foi possível confirmar que os consumidores das marcas Apple e Samsung apresentam comportamentos radicalmente diferentes. Todos eles apresentam como principais razões para seguir as marcas: Confiar na marca; Experiências anteriores com a marca; Possibilidade de falar diretamente com a marca. E apresentam como principais motivos para partilhar os seus conteúdos: Envolvimento com a marca; Gostar do conteúdo; Alertar para más experiências com a marca.