Document details

Análise das principais dificuldades dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos

Author(s): Aperta, Daniela

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1502

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): dificuldades dos alunos; organização e tratamento de dados; gráficos; students difficulties; organization and data treatment; graphs


Description

Relatório Final apresentado para a obtenção de grau de mestre em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

O presente relatório evidencia o trabalho desenvolvido no âmbito dos estágios integrados na Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB realizados em contexto de jardim-de-infância, 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e creche e com uma duração de três semestres. A realização dos mesmos contribuíram para o desenvolvimento de competências essenciais de um professor/educador, nomeadamente, a planificação, operacionalização, gestão da turma e avaliação. A investigação efetuada durante esse período teve como objetivo identificar as principais dificuldades dos alunos de uma turma de 2ºano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos durante tarefas de recolha, organização e análise de dados. A abordagem foi essencialmente de natureza qualitativa de cunho interpretativo, recorrendo a dois estudos de caso. A recolha de dados teve por base a realização de três tarefas, a primeira relacionada com a interpretação de gráficos, a segunda envolvendo a construção e interpretação de gráficos e a terceira envolvendo a recolha, organização e análise de dados. Os instrumentos de recolha de dados foram as produções escritas dos alunos durante a realização das tarefas bem como o registo áudio e vídeo. Foram analisadas e discutidas as principais dificuldades dos alunos tendo por base um quadro de referencia teórico (Curcio (1989) e Friel, Curcio & Bright (2001)) relativo à construção e análise de gráficos. Os resultados mostram que os alunos, possuem dificuldades quanto à leitura dos gráficos nas categorias Ler entre dados e Ler além dos dados (Curcio, 1989) e em gráficos que não estão completos acabam também por manifestar dificuldades na categoria ler os dados. Na construção dos gráficos as dificuldades prendem-se com o desenho das barras, com a escala do gráfico e com a colocação dos elementos essenciais.

The results of the following report were compiled over three semesters as part of a Teaching Practice “Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB” at both the pre-school and Primary School level. During this Teaching Practice, I was able to develop the necessary skills that a teacher or pre-school teacher requires, namely, lesson planning, execution of lesson plans, classroom management and student assessment. The main goal of this research was to identify students’ difficulties in Year 2 at the Primary level through designing and interpreting graphs as well as analysing data and assignments completed by the students. For this evaluation, students were placed in pairs but only two pairs were assessed as a case study on a qualitative level while the remaining students were assessed quantitatively. The results were compiled from three tasks; the first one being the interpretation of graphs, the second one involving both construction and interpretation, and finally, the third one consisted in collecting, organizing and analysing the data. The tools used to collect this information were the students' written assignments completed during the evaluation as well as audio and video recordings. I analysed and discussed the main difficulties students encountered according to the theoretical reference board (Curcio (1989) e Friel, Curcio & Bright (2001) ) related to graph design and analysis. The results showed that the students had more difficulties when reading and interpreting graphs in the categories of reading between and beyond data (Curcio, 1989). In addition, they also had difficulties with incomplete graphs in the category reading data. With regards to the construction of graphs, students found the design of bars, the scale and the positioning of the essential elements difficult.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Colaço, Susana
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
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