Document details

A relevância da educação de Infância na perspetiva dos pais

Author(s): Ornelas, Fátima

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1509

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): educação de infância; aprendizagem e desenvolvimento; childhood education; learning and development


Description

Relatório final apresentado para obtenção do grau de mestre em Educação pré- escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

O presente trabalho abarca um relatório de estágio que elucida todo o percurso vivido e experienciado dos três semestres integrantes do Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. O mesmo inclui duas partes, a primeira referente aos estágios curriculares em creche, jardim-de-infância e o 1º ciclo do ensino básico, e outra à componente investigativa. Como tal, o presente relatório organiza-se em duas partes principais. A primeira onde consta a contextualização das diversas experiências de iniciação à prática profissional, os grupos de crianças, com os quais estagiei, os projetos desenvolvidos com os mesmos e a caraterização da instituição e do ambiente educativo. Seguidamente refiro o meu percurso de desenvolvimento profissional e educativo, onde explicito as dúvidas suscitadas, as respostas que procurei encontrar e as razões que me levaram à escolha da problemática que investiguei. A segunda parte corresponde a questão de investigação formulada, à descrição da opção metodológica e o respetivo objeto de estudo. É nesta seção, ainda, que apresento as questões de partida e os objetivos a atingir, os procedimentos para a concretização do mesmo e as formas de tratamento dos dados recolhidos. Por último o trabalho termina com algumas considerações finais e as referências bibliográficas que utilizei para o sustentar

This paper is constituted by a report that elucidates the entire path lived until here and experienced along three semesters of the integrated master in preschool Education and primary school, in Escola Superior de Educação de Santarém. The report mentioned, includes two parts, the first one refers to curricular internships in kindergarten, preschool and primary school, and the second one to the component of investigation. Therefore, this report is organized in two main parts. In the first one, there is the contextualization of the differente experiences of initiation until the professional practice, the developed projects with the children and the characterization of the institution and the educative environment. I also reflect on my professional and educational development, where I explain my doubts, the answers that I tried to find and the reasons that led my choosing of the subject that I investigated. The second concerns the investigation process, the description of the methodology´s and the study questions or objectives. Still, it´s in this section, that I present the chosen forms of treatment of the collected data. For last, the paper ends with some final considerations and bibliographic references that I used to support it.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Luís, Helena
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents