Document details

A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças

Author(s): Ribeiro, Catarina Isabel Mendes

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1515

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): motivação para a leitura; crianças; educador; professor; motivation for reading; children; educator; teacher


Description

Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Numa primeira parte, o presente relatório pretende demonstrar e caraterizar o meu percurso pelos três estágios (jardim-de-infância, 1.º ciclo e creche) realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. Numa segunda parte do trabalho, apresenta-se a investigação desenvolvida em torno da questão “Como motivar as crianças para a leitura na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico?”. Esta questão surgiu da prática de estágio em 1.º ciclo do ensino básico. Os objetivos da investigação foram conhecer as conceções de professores e educadores sobre a motivação para a leitura, tentando perceber como é que estes trabalham essa motivação e que estratégias utilizam. Por outro lado, tive também objetivos conhecer os hábitos e as perspetivas das crianças acerca da leitura, assim como identificar fatores que influenciam a sua motivação para esta atividade. A investigação a que a questão referida foi sujeita é de natureza qualitativa, tendo-se recorrido a entrevistas a duas professoras e a duas educadoras de infância, bem como a questionários a trinta e dois alunos do 1.º ciclo do ensino básico. A análise dos dados permitiu concluir que as educadoras e as professoras trabalham a motivação para a leitura com frequência, adotando algumas estratégias semelhantes. As crianças, na sua maioria, parecem estar motivadas e terem alguns hábitos de leitura.

In the first part, this report aims to demonstrate and characterize my journey through the three stages (kindergarten , primary school and day care center) carried out under the master in education. The second part of this paper presents research developed on the issue “How to motivate children to read on kindergarten and primiary school?”. This issue appeared during the stage in primary school. The aims of the research was know the conceptions of teachers and educators about the motivation for reading, trying to understand how they work this motivation and strategies use. On the other hand, also had as aims to know the habits and perspectives of children about reading and to identify factors that influence their motivation for this activity. The mentioned research is of qualitative nature and it was based on interviews to two teachers and two educators, as well as a survey to thirty-two students of primary basic education. Data analysis concluded that the educators and teachers work motivation for reading often adopting some similar strategies. The children, in their majority, seem to be motivated and have some reading habits.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Uva, Marta
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents