Document details

Desenvolvimento e validação do sistema de observação do clima de aula, em aulas de grupo de fitness: aplicação piloto em idosos

Author(s): Dias, Isabel Margarida Ferreira

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1546

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): observação; comportamento do instrutor; clima de aula; fitness; observation; instructor behavior; class environment; fitness


Description

Dissertação com vista na obtenção no grau de mestre em Atividade Física em Populações Especiais

O presente estudo teve como principal objetivo desenvolver e validar um Sistema de Observação do Clima de Aula em Aulas de Grupo de Fitness (SOCA-AGF), bem como realizar uma aplicação piloto do mesmo. Para esta aplicação piloto foi utilizada uma amostra de 6 instrutoras de 2 atividades (hidroginástica e localizada), em população idosa, para testar a funcionalidade do instrumento. Verificou-se que o SOCA-AGF, constituído por duas dimensões, 39 categorias e 8 subcategorias, apresentou fiabilidade e validade. Os resultados obtidos indicam que o comportamento observável dos instrutores, em aulas de grupo, poderá ser codificado recorrendo a este instrumento. Concluiu-se que o SOCA-AGF regista aspetos fundamentais do comportamento que influencia o clima de aula dos instrutores de fitness em aulas de grupo e, como tal, poderá ser utilizado para estudar aspetos relevantes no âmbito do comportamento que influencia o clima de aula em diferentes atividades de grupo no contexto do fitness e em diferentes tipos de população.

The main target of this study was to develop and validate an observation system of the environment in fitness group classes (SOCA-AGF) as well as to carry out a pilot implementation. To implement this application we used a sample of 6 instructors from 2 activities (aquafitness and resistant training) with elderly people to test the functionality of the instrument. We saw that the SOCA-AGF, composed by 2 dimensions, 39 categories and 8 subcategories presented reliability and validity. The results indicate that the observables behaviors of the instructors, in group classes can be codified by using this instrument. We concluded that the SOCA-AGF shows fundamental behavior aspects that influence the environment of the fitness instructor in group classes. This way, it can be used to study relevant aspects of the behavior that influence the class environment in different group activities, in the context of fitness and on different types of population.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Simões, Vera; Franco, Susana
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo