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Evasão na educação profissional : estudo de caso de estudantes com necessidades específicas no Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília

Author(s): Leal, Ana Maria Soares Freire Pereira

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1626

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): evasão escolar; educação profissional; necessidades específicas; permanência; school dropout; professional education; specific needs; permanence


Description

Dissertação apresentada para obtenção do grau de mestre do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

A educação é direito social de todos e dever do Estado, assim como o acesso ao ensino para as pessoas com necessidades específicas deve ocorrer, preferencialmente, nas salas regulares, conforme determinado em lei. Reconhece-se que esse direito deve acontecer sem discriminação, com base na igualdade de oportunidades, já que todos devem receber o apoio necessário, para facilitar o processo educacional. Na contemporaneidade, vários são os dispositivos legais que garantem o direito à educação para todos. Apesar disso, convive-se com a evasão escolar, exigindo das instituições de ensino ações eficazes na mitigação desse fenômeno, que tem se intensificado. Enquadra-se nessa conjuntura a Educação Social e a necessidade de intervenção por parte dos educadores sociais, com a colaboração das instituições de ensino e da família, para juntos atuarem na prevenção e na atenuação das causas da evasão e do fracasso escolar. Dessa maneira, percebe-se o desafio posto na busca da permanência dos estudantes com necessidades específicas. Esta investigação apresenta o resultado do estudo de caso exploratório, mediante o qual se pretende compreender a resposta à questão da evasão escolar de estudantes com necessidades específicas na educação profissional, assim como entender a atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) no processo de permanência na escola. Nesse sentido, optou-se por desenvolver pesquisa enquadrada nas metodologias qualitativas por meio de coleta de dados, observação participante e entrevista semiestruturada gravada em áudio, em processo ético, confiável e com anonimato. O campo de estudo abrange pesquisa no Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília e a investigação envolve coleta de dados de nove participantes de ambos os sexos, com idades entre 16 e 41 anos, declarados quanto à cor, raça/etnia parda, branca e indígena, oriundos do estado de Goiás e de diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Os dados da pesquisa revelam que as principais causas da evasão estão relacionadas ao preconceito e à discriminação praticados por professores e à violência urbana nas proximidades do Campus. Depreendeu-se ainda desse estudo, que há comprometimento do Napne com o processo de promoção e permanência, porém esta atuação não é perceptível para os estudantes colaboradores, fazendo-se necessário maior divulgação das ações desenvolvidas pelo Núcleo. Os dados do estudo apontam como principais fatores para a promoção da permanência dos estudantes com necessidades específicas na Instituição, a importância da oferta dos programas de assistência estudantil, a melhoria da acessibilidade do Campus, a formação docente numa perspectiva inclusiva e não menos importante, a garantia da segurança pública. Portanto, considera-se que esses fatores são preponderantes para minimizar a evasão escolar.

Education is a social right of all and duty of the State, as well as the access to education for people with special needs should occur, preferably, in the regular classrooms, as established by law. It is recognized that this right should happen without discrimination according to equal opportunities, since everyone should receive the necessary support to facilitate the educational process. In contemporary times, there are many legal provisions that ensure the right to education for all. Nevertheless, it coexists with school drop-out, requiring from educational institutions effective actions in the mitigation of this phenomenon, which it has intensified. Social Education and the necessity for intervention by the social educators fit this situation with the collaboration of educational institutions and family in order to act together in the prevention and attenuation of the causes of dropout and school at failure. Thus, it is realized the challenge faced in the pursuit of permanence of students with specific needs. This research presents the results of exploratory case study through which you want to understand the answer to the issue of dropout students with specific needs in education, as well as understanding the role of the Attendance Center for People with Specific Needs (NAPNE) in the continuing process at school. In this sense, it was decided to develop this research framed in qualitative methodologies through the data collection instruments, participant observation and semi-structured interview recorded into audio in an ethical process, reliable and anonymous. The field of study covers research at Campus Taguatinga from Federal Institute of Brasilia (IFB) and this study includes data collection of nine participants from both genders, aged 16 and 41, declared as the color, mixed race / ethnicity, white and indigenous, from the state of Goias and diverse locations of the Distrito Federal/DF. The survey data shows that the main causes of dropout are related to prejudice and discrimination practiced by teachers and urban violence near to the campus. Moreover, from this study, it is was found that there is involvement of Napne with the promotion and permanence process, but its activities are not noticeable to students who collaborate with this study, making it necessary to ensure greater awareness of the actions developed by the Center. The study data also indicates that the main factors to promote the retention of students with special needs in the institution are the importance of the supply of Students Assistance Program student, the improvement the accessibility of the campus, the teacher training in an inclusive perspective and not least, the public safety guarantee. Therefore, it is considered that these factors are crucial to minimize school truancy.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Galinha, Sónia; Nascimento, Franclin
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
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