Document details

O impacto socioeconômico da implementação do programa jovem aprendiz a partir da inclusão laboral dos jovens aprendizes atendidos pelo Instituto Federal de Brasília - Campus Estrutural

Author(s): Silva, Priscila de Fátima

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1641

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): aprendizagem profissional; jovem aprendiz; formação profissional no IFB; professional learning; young apprentice; professional training in Federal Institute of Brasília


Description

Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária

Esta dissertação trata de pesquisa realizada com jovens egressos do Curso de Jovem Aprendiz Auxiliar de Mecânico de Autos ofertado pelo Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural. O objetivo da investigação foi analisar o impacto da aprendizagem profissional (Programa Jovem Aprendiz), a partir da inclusão socioeconômica e profissional dos jovens aprendizes atendidos no período entre 2013 e 2015. A realização da pesquisa de campo focou a abordagem complementar entre procedimentos quantitativos e qualitativos. A população amostral constituiu-se de dez jovens, sendo duas mulheres e oito homens, e de um professor do IFB. A metodologia utilizada para o levantamento dos dados primários se pautou pelo uso da técnica de inquérito por meio de entrevistas não estruturadas e semiestruturadas. Constatou-se, com base na técnica de análise de conteúdo, que a maioria dos jovens recebeu proposta de emprego ao concluir a aprendizagem. Na visão dos que não receberam (minoria), os fatores que contribuíram estão relacionados à desaceleração econômica, à questão de gênero e à política da empresa. Ambos os grupos reconheceram melhorias socioeconômicas pessoais e familiares pela participação no Programa. Por fim, os resultados obtidos evidenciaram a relevância que a aprendizagem profissional tem, como uma política pública voltada para inserção laboral de jovens, por englobar, pelo menos, duas dimensões fundamentais à inclusão social do público juvenil que são o trabalho e a educação.

This dissertation deals with a survey of young graduates from the «Mechanic Autos Helper» offered by the Federal Institute of Brasilia – Campus Structural. The objective of this research was to analyze the impact of professional learning (program young apprentice), and the socioeconomic and professional inclusion of this young apprentices, in the period between 2013 and 2015. The research focused on the complementary approach between quantitative and qualitative procedures. The sample survey consisted of ten young people, two women and eight men, and one professor of the IFB. The methodology used for the survey of the primary data by using unstructured and semi-structured interviews. It was noted, based on content analysis technique, which most young people received job offer at the end of the course. For those who did not receive any offer (the minority of them), the factors that have contributed are related to the economic downturn, the issue of gender and the policy of the company. Both groups recognize personal and family socio economic improvements by participation in the program. Finally, the results obtained showed the relevance that the professional learning has as a public policy focused on labour insertion of young people include at least two fundamental dimensions to social inclusion of youth public: the work and education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dias, Paulo; Pereira, Francisco de Assis Póvoas
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents