Document details

O papel da aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB - perspetiva dos docentes e crianças

Author(s): Cunha, Fabiana

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1659

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): aprendizagem cooperativa; perspetivas de docente; perspetivas das crianças; papel do educador/professor; cooperative learning; perspectives of teaching; perspectives of children; the role of the educator/teacher


Description

O presente relatório reflete o percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como apoio as práticas vivenciadas, as aprendizagens expressivas para o meu percurso enquanto futura profissional da educação e, por fim, o estudo investigativo desenvolvido ao longo do mesmo. A organização do relatório contempla quatro partes. A primeira refere-se à dimensão reflexiva, onde são descritos os aspetos mais pertinentes acerca dos contextos de estágio (pré-escolar, 1.º ciclo do ensino básico e creche). Na segunda parte, apresenta-se a fundamentação teórica sobre aspetos considerados relevantes para o estudo do tema. Na terceira parte consta o exercício investigativo onde é estudada a influência da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento e aprendizagens das crianças, segundo as perspetivas de educadores, professores e crianças. Por fim, na quarta parte apresenta-se uma reflexão final sobre todo o percurso feito ao longo do estudo investigativo apresentado. Este exercício investigativo de carácter qualitativo foi desenvolvido em contexto creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico recorrendo à entrevista individual junto de educadores, professores do 1.º ciclo do ensino básico e crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, como instrumento de recolha de dados para que possa demonstrar a importância da aprendizagem cooperativa em fomentar a aprendizagem das crianças, bem como a importância do desenvolvimento das competências cooperativas tanto nas crianças como nos educadores e professores. Com este relatório pretende-se caracterizar a aprendizagem cooperativa na perspetiva dos educadores, professores do 1.º CEB e crianças, compreender o papel do educador/professor nas perspetivas dos docentes entrevistados, apresentar algumas estratégias de aprendizagem cooperativa com vista ao desenvolvimento e aprendizagem.

The present report reflects the journey made along the Master's degree in Preschool Education and Education of 1st Cycle of Basic Education, which has the support practices experienced, the learning is significant to my path as a future professional education and, finally, the exploratory study developed along the same. The organization of the report comprises four parts. The first refers to the dimension reflective, where are described the aspects most relevant about the contexts of stage (kindergarten, 1st cycle of basic education and day-care). In the second part, we present theoretical reasoning about aspects considered relevant to the study topic. In the third part in the research, exercise where it is studied the influence of cooperative learning on the development and learning of children, according to the perspectives of educators, teachers and children. Finally, the fourth part presents a final reflection overall of the route taken along the exploratory study presented. This research exercise from qualitative in nature was developed in the context of day-care, kindergarten and 1st cycle of basic education as instrument of collection of data so that you can demonstrate the importance of cooperative learning in promoting the learning of the children, as well as the importance of skills development cooperatives both in children as educators and teachers. With this report, we intend to characterize cooperative learning in the perspective of the educators, the teachers of the 1st cycle of basic education and children, to understand the role of the educator/teacher in the views of the teachers interviewed, to present some strategies of cooperative learning with a view to development and learning.

Relatório de estágio para obtenção de grau mestre em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Uva, Marta
Contributor(s) Cunha, Fabiana
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents