Author(s):
Patrocínio, Wilson José Bernardo
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1712
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): RSE; Legitimidade; Stakeholders; Divulgação; Fundações; Websites
Description
Dissertação, Mestrado, Contabilidade e Finanças, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2017
O objetivo do presente estudo consiste em analisar a quantidade e a variedade de informação de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) divulgada nos websites de fundações portuguesas. Fizeram parte da amostra deste estudo as fundações que possuíam uma página de Internet e que se encontravam associadas no Centro Português de Fundações. Por forma a permitir uma comparação dos resultados, este estudo seguiu uma metodologia de observação da informação divulgada nos websites utilizada por outros estudos que centraram a sua análise em outro tipo de organizações. A evidência obtida permite contribuir para a literatura de divulgação de informação de RSE em três vertentes. Em primeiro lugar, ao atender ao contexto organizacional das fundações o estudo contribui com diferentes práticas de divulgação de informação de RSE, quer em termos da quantidade quer em termos das temáticas de informação de RSE divulgadas. Em segundo lugar, este estudo permitiu encontrar que as diferentes práticas de divulgação de informação de RSE resultam de diferentes necessidades de legitimação das fundações perante os seus stakeholders, comparativamente com outros tipos de organizações. Em terceiro lugar, o estudo contribui ainda para demonstrar que a evidência obtida com as fundações portuguesas estudadas não sugere a existência de uma influência significativa entre o fator dimensão e a quantidade de informação de RSE divulgada, contrariando assim os resultados obtidos por outros estudos em outros contextos organizacionais.