Author(s): Piedade, Anabela Vieira
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1783
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): Contabilidade; Fiscalidade; Imparidades; Dívidas; Clientes
Author(s): Piedade, Anabela Vieira
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1783
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): Contabilidade; Fiscalidade; Imparidades; Dívidas; Clientes
Relatório de estágio, Mestrado, Contabilidade e Finanças, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2017
Para término do Mestrado em Contabilidade e Finanças, lecionado pela Escola Superior De Gestão e Tecnologia (ESGT) de Santarém, optei pela realização de um estágio curricular que implica elaboração de um relatório de estágio. O estágio curricular decorreu na Campgest - Consultoria e Gestão de Empresas, Lda., entre os dias 17 de março e 17 de setembro de 2015 e correspondeu a um total de 497 horas. O relatório de estágio está subordinado ao tema “Imparidades em dívidas a receber de clientes: Aspetos contabilísticos e fiscais”, cujo tema visa perceber a forma de atuação dos Contabilistas Certificados (CC), perante a existência de Normas Contabilísticas (NC) e fiscais, aplicáveis em imparidades por dívidas a receber de clientes. O estudo realizou-se na entidade de acolhimento, através de entrevistas por questionário aos responsáveis pela contabilidade e os dados recolhidos foram analisados com recurso a um ficheiro de Excel. Os resultados revelaram que os entrevistados seguem maioritariamente as normas fiscais no reconhecimento das imparidades por dívidas a receber de clientes e que desta forma as Demonstrações Financeiras (DF) sofrem influências fiscais.Conclui-se que esta não opção pelas regras contabilísticas pode originar DF não fidedignas, essencialmente devido à falsa valorização dos ativos no balanço, o que também se reflete na análise financeira da empresa, que desta forma se baseia em informação que não reflete a realidade, o que pode ser critico caso o valor das perdas por imparidade em dívidas a receber de clientes seja avultado, originando discrepâncias significativas no ativo.