Document details

Envolvimento parental - estratégias de envolvimento parental

Author(s): Correia, Vânia Cristina Neves

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1833

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): prática pedagógica de estágio; creche; jardim-de-infância; envolvimento parental; estratégias; crianças; educadores; pais; família; internship teaching practice; day care; kindergarten; parental involvement; strategies; children; educators; parents; family


Description

Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em educação pré-escolar

O presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido ao longo dos dois estágios no percurso anual do mestrado em educação pré-escolar, realizado ao longo da prática de ensino supervisionada em contexto de creche e jardim-de-infância. Este documento apresenta de uma forma reflexiva, as aprendizagens, as dificuldades, evoluções, receios e questões sobre o percurso desenvolvido ao longo do meu período de vigência e uma investigação elaborada no âmbito desta mesma prática. A problemática por mim apresentada, relativa à valência de creche e jardim-de-infância, refere-se ao tema do envolvimento parental, que tem como questão: quais as estratégias a utilizar para favorecer/melhorar o envolvimento parental? O presente estudo é considerado exploratório-descritivo e de carácter qualitativo, utilizando para a recolha de dados a técnica da entrevista. Os dados analisados permitiram concluir que no desempenho da profissão de educador de infância, é fundamental promover o envolvimento parental e utilizar várias estratégias para favorecer ou melhorar esse envolvimento. Para o sucesso do mesmo, é importante que os educadores e os pais trabalhem em parceria.

This report presents the work done over the two stages in the annual Masters course in preschool education, held along the supervised teaching practice in the context of nursery and kindergarten, childhood. This paper presents a reflective way, the learning, the difficulties, developments, fears and questions about the route developed over my lifetime of an investigation and prepared as part of this same practice. The problem I presented on the valence nursery and kindergarten, childhood, refers to the subject of parental involvement, whose question: what strategies to use to promote / improve parental involvement? This study is considered exploratory, descriptive and qualitative nature, using the collection of the interview technique data. The analyzed data showed that the performance of pre-school teacher by profession, is vital to promote parental involvement and use various strategies to promote or enhance this involvement. For its success, it is important that educators and parents to work in partnership.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Seixas, Sónia
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents