Document details

Prática de ensino supervisionada em creche:conceções e práticas de pedagogia diferenciada em pré-escolar e 1º CEB

Author(s): Silva, Liliana Filipa Guido da

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1862

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; estágios; estudo qualitativo; exclusão; integração; inclusão; pedagogia diferenciada; papel do educador/professor; preschool; 1st cycle of basic education; stages; qualitative study; exclusion; integration; inclusion; differentiated pedagogy; role of educator/teacher


Description

Este relatório é uma síntese das aprendizagens adquiridas e experiências vividas durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, principalmente nos estágios. Ao longo deste documento serão apresentadas duas partes; na primeira são descritos e analisados os contextos de estágio onde estive inserida e as experiências neles vividas, o meu desenvolvimento profissional e o meu percurso investigativo; e na segunda procede-se ao aprofundamento de uma questão surgida durante as intervenções de estágio, nomeadamente “Pedagogia diferenciada: Quais as conceções e práticas utilizadas em educação pré-escolar e 1º ciclo?”. Através do estudo desta questão pretendo verificar como é que profissionais já no ativo e alunas do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico encaram a Pedagogia Diferenciada, nomeadamente quanto ao seu conceito, ao papel dos educadores/ professores na sua implementação, quais as estratégias utilizadas e quais as dificuldades sentidas durante a sua implementação. De modo a fundamentar a questão de estudo foi realizado um enquadramento teórico onde foi abordada a evolução da educação desde a exclusão à inclusão, a Pedagogia Diferenciada (conceito, estratégias, dificuldades e o papel do educador/professor), e um(a) estudo qualitativo que culminou em várias conclusões bastante curiosas.

This report is a synthesis of lessons learned and experiences gained during the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education, mainly in stages. Throughout this document will follow two parts: the first are described and analyzed contexts stage where I inserted them and the experiences lived, my professional development and my investigative path, and in the second we proceed to the deepening of an issue that arose during interventions stage, including " Pedagogy Differentiated: What conceptions and practices used in pre-school and 1st cycle?". Through the study of this question I intend to analyze how professionals already on active and students of the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education face Pedagogy Differentiated, namely regarding its concept, the role of educators / teachers in your implementation, the strategies used and what the difficulties experienced during implementation. In order to substantiate the matter of study was a theoretical framework which addressed the evolution of education from exclusion to inclusion, Pedagogy Differentiated (concept, strategies, difficulties, and the role of the educator / teacher), and (a) qualitative study which resulted in several conclusions quite curious.

Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Leonor
Contributor(s) Silva, Liliana Filipa Guido da
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents