Document details

O contributo das atividades práticas para a aprendizagem significativa dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico em ciências

Author(s): Aniceto, Ana Sofia Dias

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1867

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): alunos; atividades práticas; aprendizagem significativa; ciências; students; hands on activities; meaningful learning; science


Description

Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, com o objetivo de cumprir o estipulado no respetivo Regulamento dos segundos ciclos de estudos. Apresenta uma reflexão sobre o meu desempenho na Prática de Ensino Supervisionada, enquanto profissional de educação em formação inicial de professores e um trabalho investigativo desenvolvido no âmbito dessa prática. Organiza-se em duas partes distintas: Parte I – Apresenta uma análise dos contextos de estágio e uma síntese e reflexão das vivências experienciadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no 2.º e 3.º ano, e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Língua Portuguesa e Historia e Geografia de Portugal e em Matemática e Ciências Naturais. Parte II – Inclui uma investigação sobre o contributo das atividades práticas para a aprendizagem significativa dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico em ciências, realizada numa turma do 3.º ano. A metodologia utilizada teve por base uma investigação mista, centrada num estudo de caso. Os alunos dessa turma realizaram três atividades práticas (A, B e C) com diferentes níveis de abertura e espaçamento temporal, sobre ímanes e molas. As respetivas aprendizagens foram avaliadas com recurso aos guiões das atividades práticas, preenchidos pelos alunos, e a escalas de classificação do seu desempenho durante a realização dessas atividades. Os resultados foram expressos através de gráficos. Foi possível verificar um aumento do envolvimento e do desempenho dos alunos entre a realização das atividades A e as atividades B e C. Os conhecimentos adquiridos nas atividades páticas B foram efetivamente mobilizados para uma outra situação (atividades práticas C). Esta investigação mostrou que as atividades práticas foram essenciais para a construção do conhecimento dos alunos em ciências, a curto e longo prazo, contribuindo para uma aprendizagem significativa.

The present Report was developed in the context for the Master of Education for Primary and Middle School, completed at the High School of Education of Santarém Polytechnic Institute, with the aim to achieve what was stipulated in the respective Regulation of Second Cycles studies. It introduces a reflection about my performance in the Practice of Supervised Teaching, as a professional of education at the commence of teacher training and an investigation work developed in the context of this practice. It is organized in two distinct parts: Part I – It introduces an analysis of the training contexts and synthesis and reflection about the experiences acquired through the Practice of Supervised Teaching at the Primary School, particularly in the 2nd and 3rd year, and at the Middle School, in Portuguese Language, History and Geography of Portugal and in Maths and Sciences. Part II – It includes an investigation about the contribution of practice activities for the meaningful learning from the students at Primary School in the Sciences, by the 3rd year class. The methodology used in this study case was based on a mixed investigation. The students if this class achieved three hands on activities (A, B and C) with different levels of fissure and temporary gap, on magnets and springs. The respective learnings were appraised with the use of hands on activities from text books, accomplished by the students and also the grading scale of their performance during the achievement of these activities. The results were expressed through graphics. It was possible to verify a rise of the students’ involvement and performance between the achievements of the activities A and activities B and C. the acquired knowledge in the hands on activities B were effectively mobilized to another situation (hands on activities C). This investigation showed that the hands on activities were essential for the students’ building up their knowledge in sciences; short and long term, contributing to a meaningful learning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cavadas, Bento
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents