Document details

A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche

Author(s): Arezes, Marta Lopes

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1874

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): creche; interação; cooperação; papel do educador; day nursey; interaction; cooperation; educator’s role


Description

O presente relatório evidencia as experiências e aprendizagens desenvolvidas no âmbito da prática pedagógica, espelhando o caminho percorrido pelos diferentes contextos de estágio, nas valências de jardim de infância, 1º ciclo do ensino básico e creche. São relatadas as principais dificuldades e aprendizagens vividas, com uma postura crítica e reflexiva sobre a prática. Este relatório integra também uma componente investigativa cujos dados foram recolhidos em contexto de creche, num grupo multietário. Adotando uma metodologia de investigação-ação, o estudo realizado centrou-se na promoção da interação e cooperação entre pares, procurando compreender as potencialidades desta prática pedagógica, nomeadamente para o desenvolvimento das crianças. Os resultados obtidos revelaram evidências na melhoria do bem-estar e envolvimento das crianças, bem como no seu desenvolvimento, nomeadamente ao nível da linguagem e autonomia. Assim, esta estratégia poderá potencializar as vantagens dos grupos multietários e promover, consequentemente, o desenvolvimento das crianças.

The presente report highlights the experiences and learning developed in scope of pedagogical practice, mirroring the path travelled by the diferente contexts internship in valences of kindergarten, 1st cycle of basic education and day-nursery. Are reported the main difficulties and learnings lived with a critical and reflexive posture about practice. This report also includes a investigative component whose data were collected in the context of day-nursery, in a group with children of different ages. Adopting a methodology of action-research, the study focused on the promotion of interaction and cooperation between peers, trying to understand the potential of this pedagogical practice, particularly in the development of children. The obtained results revealed evidences in improvement the well-being and involvement of children but also in their developing, particularly at level of language and autonomy. So, this strategy will can maximize the advantages of multiage groups and consequently, the development of children.

Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Colaço, Susana
Contributor(s) Arezes, Marta Lopes
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents