Document details

Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafios

Author(s): Branco, Marina Lima Carvalho

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/2161

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): ensino médio; estudantes adolescentes; fracasso/sucesso escolar no ensino médio; high school; adolescent students; school failure / success in high school


Description

Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória que investigou as visões de variados atores da comunidade escolar sobre as causas e os desafios do alto índice de retenção do Ensino Médio Integrado em Alimentos do Instituto Federal de Brasília - IFB - campus Gama, a fim de contribuir para as discussões referentes ao problema na busca de soluções e assim sair do discurso do fracasso escolar de forma a transformá-lo em um discurso de sucesso. Seu objetivo central foi compreender os fatores psicossociais relacionados com a retenção escolar atribuídos pelos atores da instituição de ensino. Para tanto, partiu-se da concepção de sujeito como um ser sócio histórico cultural, ou seja, o processo de construção do conhecimento ocorre através da interação do sujeito histórico situado com o ambiente sociocultural onde vive. São apresentadas as visões da gestão do campus, dos docentes, dos discentes e dos técnicos administrativos que compõem a equipe multidisciplinar da Coordenação de Assistência Estudantil do campus. Para alcançar tais objetivos, realizou-se a contextualização da concepção de sujeito a qual essa pesquisa parte do pressuposto, a contextualização do histórico do fracasso/sucesso escolar e do Ensino Médio no Brasil e do Ensino Médio Integrado em Alimentos.Esta pesquisa constitui estudo exploratório, sustentado no método de pesquisa qualitativo sendo escolhido o estudo de caso como estratégia investigativa. Foi realizada análise documental dos dados do Registro Acadêmico, entrevistas e análise de conteúdo das mesmas. A análise das entrevistas permitiu detectar as convergências e divergências dos pontos de vista dos atores da comunidade escolar, percebeu-se que ainda as causalidades apontadas pelos entrevistados do fracasso estão centradas no estudante e que não são percebidos os problemas sociais enquanto relacionados ao desempenho estudantil.

This essay presents the results of an exploratory research that investigated the perception of different actors of the school community about the causes and challenges of the high retention rate of Integrated High School in Aliments of the Federal Institute of Brasília - IFB - campus Gama. In order to contribute to the discussions about the problem and search for solutions and thus leave the discourse of school failure in order to turn it into a discourse of success. The central objective was to understand the psychosocial factors related to school retention attributed by the actors of the educational institution. For this, was consideredthe conception of the subject as a socio-historical cultural being, that is, the process of knowledge construction occurs through the interaction of the historical subject situated with the socio-cultural environment where he lives. The perception of campus management, teachers, students and administrative technicians who make up the multidisciplinary team of the Campus Student Assistance Coordination are presented. In order to reach these objectives, was carried out a contextualization of the subject conception,of the history of failure / success in school and of high school education in Brazil and on Integrated High School in Aliments.This research is an exploratory study, based on the qualitative research method, being chosen the case study as an investigative strategy. It was realized a documentary analysis of the data of the Academic Registry, interviews and content analysis of them. The analysis of the interviews allowed to detect the convergences and divergences of the points of view of the actors of the school community, it was noticed that the causalities pointed out by the interviewees of the failure are centered in the student and that the social problems are not perceived as related to the student performance

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dias, Paulo
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents