Document details

As potencialidades de recurso a diferentes materiais didáticos e a tarefas matemáticas de diferente natureza no ensino da matemática

Author(s): Vaz, Ana Raquel Rosa

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/2180

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): relação motivação-aprendizagem; relação professor-aluno; ambiente de sala de aula; recursos didáticos; natureza das tarefas; relationship between motivation and learning; teacher-student relationship; classroom environment; didactic resources; nature of tasks


Description

Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

O presente relatório descreve o percurso de desenvolvimento profissional, ao longo dos dois anos, e apresenta o percurso investigativo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências do 2.ºCEB, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Deste modo, está dividido em duas partes. A primeira parte é focada nas PES, tanto no 1.º como no 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde se encontra uma síntese e reflexão acerca das mesmas. A segunda parte integra o percurso investigativo, que se foca nas potencialidades da utilização de diferentes recursos didáticos e de tarefas matemáticas de diferente natureza no Ensino/Aprendizagem da Matemática no 2.º CEB. Esta investigação centrou-se numa experiência de ensino e seguiu uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa. Embora com limitações, inerentes a este tipo de estudo, concluiu-se que os recursos didáticos, não só são geradores de motivação, como facilitam o processo de aprendizagem e que as tarefas de natureza exploratória envolvem os alunos, propiciando uma aprendizagem significativa.

This report depicts the course of professional progress over two years and presents the investigative process carried out within the scope of the Master’s Degree in Teaching in the First Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the Second Cycle of Basic Education, for the Curricular Unit (UC) of Supervised Teaching Practice (PES). It is thereby divided into two parts. The first part focuses on the Supervised Teaching Practice, both in the First and Second Cycle of Basic Education, where a synthesis and reflection regarding this practice can be found. The second part integrates the investigative process, which focuses on the potentialities of the use of different didactic resources and kinds of mathematical tasks in the teaching and learning process of Mathematics in the Second Cycle of Basic Education. This research focused on a teaching experience and followed a methodology of a qualitative and interpretive nature. Although with limitations inherent to this type of study, it was concluded that the didactic resources not only generate motivation, but also facilitate the learning process and that tasks of an exploratory nature involve the students, providing significant learning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Colaço, Susana
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents