Author(s):
Fermanian, Juliana Maria de Oliveira Rodrigues
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/2202
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): supervisão; supervisor pedagógico; funções; prática pedagógica; escola; supervision; pedagogical supervisor; tasks; pedagogical practice; school
Description
Dissertação apresentada para obtenção de grau de Mestre em Supervisão e Orientação Pedagógica
A supervisão pedagógica é parte importante dentro da prática pedagógica objetivando o desenvolvimento de pessoas e processos voltados ao ensino e aprendizagem. Este estudo foi realizado no sentido de tentar compreender as funções e práticas relacionadas ao trabalho do supervisor pedagógico. Tentamos nesta investigação centrarmo-nos nestes aspectos, sempre voltados para uma percepção destas funções e práticas no meio pedagógico. Buscamos partilhar visões determinadas por supervisores que foram questionados em ambos os países; Brasil e Portugal; de forma a compreendermos e analisarmos como estas se processam em suas especificidades. Convidamos ao total de nove supervisores, cinco da Escola Superior de Educação de Santarém – Portugal, e mais quatro supervisores de instituições diferentes do Brasil, Instituto Superior de Teologia Aplicada e Universidade Estadual Vale do Acaraú. Com este estudo esperamos contribuir de forma fundamental para o trabalho realizado pelos supervisores.
The pedagogical supervision is an important piece of the pedagogical practice, which proposal is to develop people and processes in the context of teaching and learning. This study was made in order to try to understand the tasks related to the job of a pedagogical supervisor. We tried, in this investigation, to focuse on these issues, always considering the perception of these tasks in the pedagogical environment. We attempted to share the supervisors perspectives that were questioned in both countries; Brazil and Portugal; in order to understand and analise how those are processed in their specifies. We invited a total of nine supervisors, five from School of Education of Santarém – Portugal, and other four supervisors from different institutions from Brazil, Applied Theology Institute and Acaraú Valley State University. With this study, we pretend to do a fundamental contribution to the supervisors.