Document details

Capacitar para melhor cuidar

Author(s): Duarte, Mónica

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/2251

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): Cuidador formal; Idosos dependentes; Capacitação


Description

Relatório de estagio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de Enfermagem de Saúde Comunitária

A responsabilidade de cuidar do idoso dependente cabe à família que, na impossibilidade de assegurar estes cuidados, recorre aos cuidadores formais. No intuito de intervir com Ajudantes de Ação Direta, procedeu-se ao diagnóstico das necessidades formativas através de entrevistas. O projeto “Capacitar Para Melhor Cuidar” teve como objetivo capacitar Ajudantes de Ação Direta nos cuidados de higiene e conforto ao idoso dependente através da promoção do aumento de conhecimentos. O recurso à revisão sistemática de literatura orientada pela questão: “Quais as intervenções de enfermagem que promovem a melhoria dos conhecimentos das AAD no cuidado ao idoso dependente?” evidenciou que estratégias educacionais lideradas por enfermeiros comunitários permitem o aumento de conhecimentos e capacitação dos cuidadores formais. Foram realizadas sessões de formação teórico-práticas destinadas a 24 Ajudantes de Ação Direta. Avaliou-se melhoria de conhecimentos após término das sessões, contribuindo para a aquisição de competências pessoais e profissionais adequadas ao exercício da sua atividade profissional. The responsibility of caring for the elderly dependent on the family, the inability to provide this care, retains the formal caregivers. In order to intervene with direct action helpers, the diagnosis of training needs through interviews. The project "Training For Better Care" was aimed at empowering direct action helpers in hygiene and comfort to the elderly dependent by promoting increased knowledge. The use of systematic review of the literature guided by the question: “What are the nursing interventions that promote the improvement of knowledge of direct action helpers in care when elderly dependent?” showed that educational strategies led by community nurses provide increased knowledge and training of formal caregivers. Were carried out theoretical and practical training sessions aimed at 24 Deputies of direct action. Assessed knowledge improvement after completion of sessions, contributing to the acquisition of personal and professional skills appropriate to the exercise of your professional activity.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Irene; Cruz, Olímpia
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
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