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Avaliação do impacto do auxílio permanência presencial na vida dos discentes do Instituto Federal de Brasília: um estudo de caso do Campus Samambaia

Author(s): Meneses, Luana Rodrigues de Lima

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/2265

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): assistência estudantil; auxílio permanência presencial; educação; justiça social; student assistance; attendance assistance; education; social justice


Description

Esta dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa sobre o auxílio permanência presencial no Instituto Federal de Brasília - IFB campus Samambaia, que teve como objetivo analisar o impacto e o papel do auxílio permanência presencial na promoção da permanência dos discentes do IFB campus Samambaia em situação de vulnerabilidade social. Diante da desigualdade social brasileira, no âmbito educacional, evidenciou-se a necessidade da Assistência Estudantil, com vistas à democratização do ensino. No que se refere a Assistência Estudantil, dentre os Programas de Permanência do campus Samambaia, a pesquisadora optou por estudar o Auxílio Permanência Presencial, pois é o que tem a maior expressividade no campus em relação a quantidade de alunos atendidos. Esse auxílio dá apoio financeiro aos estudantes que estão em situação de vulnerabilidade social, para que o estudante tenha condições de arcar com as despesas de transporte, material didático, alimentação, dentre outras, conseguindo, assim, permanecer no curso. O auxílio permanência presencial faz parte de uma política pública que visa reduzir os efeitos da desigualdade e incluir cidadãos, atuando no âmbito da justiça social. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, realizado por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se como métodos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e questionários semiestruturados, aplicados aos estudantes que foram contemplados no 2º semestre de 2016 com o auxílio permanência presencial. Os resultados apontaram para a importância do auxílio permanência presencial na vida dos discentes em situação de vulnerabilidade social, pois promove a igualdade de oportunidades e torna o processo educacional mais justo e equânime. A assistência estudantil se tornou, portanto, um mecanismo para o cumprimento do direito social a educação com a finalidade de colaborar com a ruptura dos obstáculos e com a superação dos problemas que podem interferir no desempenho dos estudantes, colaborando assim com a permanência e o bom desempenho acadêmico.

This Master's Dissertation on Social Education and Community Intervention, from The Higher School of Education of Santarém, from the Polytechnic Institute of Santarém, refers to a research on the permanence assistance at the Federal Institute of Brasília (IFB in Portuguese), Campus of Samambaia City (Brasilia, Brazil), whose mainly goal was to analyze the impact and the role of the permanence assistance in the promotion of the permanence of the students of the IFB Campus Samambaia in situation of social vulnerability. In the face of Brazilian social inequality in the educational field, the need for Student Assistance was evidenced with a view to the education democratization. Regarding Student Assistance, among the Residence Programs of Campus of Samambaia City, the researcher chose to study the Permanence Assistance, since it is the one that has the most expressiveness on campus in relation to the number of students attended. This aid provides financial support to students who are in a situation of social vulnerability, so the student can afford transportation, teaching materials, food, among others, thus the student is able to keep himself in the course. The presence of physical assistance is part of a public policy aimed to reduce the effects of inequality and including citizens working in the field of social justice. The research is characterized as a case study, carried out through a qualitative and quantitative approach, using methods such as bibliographic research, documentary research and semi structured questionnaires, applied to students who were enrolled in the second semester of 2016 with the permanence assistance. The results pointed to the importance of permanence assistance in the life of students in situations of social vulnerability as it promotes equal opportunities and makes the educational process more equitable and fair. The student assistance has become a mechanism for the fulfillment of the social right to education in order to collaborate with the breakdown of obstacles and with the overcoming problems that may interfere in the performance of the students collaborating with the permanence and the good academic achievement.

Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Delgado, Luísa; Santos, Carolina
Contributor(s) Meneses, Luana Rodrigues de Lima
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