Document details

A integração curricular nas primeiras idades

Author(s): Marcelino, Denise Marina Sousa

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/2272

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): integração curricular; interdisciplinaridade; transdisciplinaridade; pluridisciplinaridade; primeiras idades; curricular integration; interdisciplinarity; transdisciplinarity; multidisciplinarity; first ages


Description

O presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico tem como objetivo primordial dar a conhecer o meu processo formativo ao longo do meu trajeto. Este baseia-se essencialmente nas experiências vivenciadas, no trabalho desenvolvido e, acima de tudo, nas aprendizagens significativas, no decurso das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente no contexto de Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste trabalho abordo ainda todo o processo que se interliga com o desenvolvimento investigativo alusivo à “Integração Curricular nas primeiras idades”. Por forma a dar resposta à questão investigativa, foram realizadas pesquisas e leituras baseadas em autores de referência que afirmam o quão é importante Integração Curricular e como é que esta pode ser, efetivamente, posta em prática. A pesquisa desenvolvida tem como foco compreender que representação possuem os educadores / professores da Integração Curricular, e como é que se traduz na sua prática, ou seja, como é que estes a operacionalizam.

This report aims to obtain the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education has as its primary objective to present my formative process along my path. This is based essentially on experiences lived through my work and, above all, on meaningful learning in the course of the Curricular Units of Supervised Teaching Practice, namely in the context of Kindergarten and 1st Cycle of Basic Education. In this work I discuss the whole process which connects with the investigative development alluding to the "Curricular Integration in the early ages”. In order to answer the research question, a literature review was carried out based on reference authors that support the importance of Curriculum Integration and how it can be effectively put into practice. The research is focused on understanding the representation of educators/teachers about Curriculum Integration, and how it translates into their practice, i.e. how they implement it.

Relatório de Estágio apresentado para a obtenção de grau de Mestre na área da Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Togtema, Margarida
Contributor(s) Marcelino, Denise Marina Sousa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents