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O impacto da implementação do processo de Bolonha na eficiência formativa do Instituto Politécnico de Santarém

Author(s): Rodrigues, Maria Sofia Vitorino Sousa Vicente Simão

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/800

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): Empregabilidade; Eficiência Formativa; Declaração de Bolonha; Instituto Politécnico de Santarém


Description

Dissertação, Mestrado, Gestão Pública, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2013

Nas últimas décadas as Instituições de Ensino Superior têm enfrentado grandes desafios tanto ao nível funcional como estrutural. O mais recente desafio tem por base a assinatura da Declaração de Bolonha que tem por objetivo a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior coeso, competitivo e atrativo. Como resposta, as Instituições adaptaram as suas missões a um ensino que se pretende ser reconhecido na qualidade e na excelência. A nossa investigação assenta numa extensão do trabalho de Veloso et al. (2010) “Factores, representações e práticas institucionais de promoção do sucesso escolar no Ensino Superior” e a nossa análise tem por base uma investigação alicerçada em técnicas quantitativas, de natureza descritiva e exploratória correlacional, tendo como objetivo aferir a eficiência formativa e o nível de empregabilidade do Instituto Politécnico de Santarém, analisando o seu impacto antes e após a implementação do Processo de Bolonha. A mensuração da eficiência formativa foi efetuada através da aplicação de indicadores de desempenho enquanto a mensuração do nível da empregabilidade teve como metodologia base o inquérito por questionário. Foi possível identificar algumas diferenças estatisticamente significativas ao nível da eficiência formativa e da empregabilidade entre os estudantes que terminaram a licenciatura antes e após a implementação do Processo de Bolonha. Os resultados evidenciam a existência de limitações decorrentes da atual conjuntura económica e social adversa à criação de emprego sentida, transversalmente, em todos os países da União Europeia. A monitorização contínua dos indicadores de desempenho pode assumir-se como fonte devantagem competitiva sustentável nas Instituições de Ensino Superior.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lopes, Ilídio Tomás
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
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