Document details

A multimédia na bolsa de emprego: integração de elementos multimédia

Author(s): Costa, Nuno Miguel Martins da

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/1085

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Subject(s): Multimédia; Emprego; Currilum Vitae


Description

Nos dias de hoje, assistimos a uma evolução sem precedentes das tecnologias de informação nos mais diversos domínios, nomeadamente organizacional, social e económico. A Web é o principal motor desta evolução, em que passamos de um simples sistema de apresentação de páginas estáticas interligadas, para uma plataforma poderosa de comunicação e de informação em que a interação, o dinamismo e os recursos multimédia são as suas principais características, permitindo caracterizar uma nova geração de ferramentas Web. Com o objetivo de mudar a Internet para uma plataforma, a Web 2.0 compreende um conjunto de regras para obter o sucesso, em que a principal é o desenvolvimento de aplicações que aproveitem os efeitos de rede, tornando-se mais ricas com a alteração de atitude e de comportamento na comunicação entre pessoas, no relacionamento e na participação social. Este comportamento manifesta-se na enorme adesão a redes sociais, em que é classificado e disponibilizado todo o tipo de conteúdo que pode caracterizar o utilizador, desde a uma simples fotografia a um vídeo complexo de um projeto realizado. Neste contexto, as bolsas de empregos tendem a evoluir para a realidade das redes sociais, adicionando às enumeras funcionalidades dos candidatos e instituições (e.g. divulgação de oportunidades de emprego, divulgação de ofertas, a interação com potenciais colaboradores, etc.), grandes melhorias a nível de caracterização, tornando os processos de recrutamento mais orientados aos utilizadores. Este trabalho aborda a utilização da multimédia (com a integração de elementos multimédia como anexo ao formato tradicional do curriculum vitae) nas bolsas de empregos, onde se verifica que é de facto uma mais valia para os seus intervenientes, no entanto é preciso ter em atenção que existem fatores críticos na sua utilização como a ausência de competências para a produção de conteúdo multimédia ou a falta de conteúdo relevante.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vilaça, José Miguel
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents