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Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : as mesas sensoriais de milho e água na educação pré-escolar

Author(s): Matos, Joana Silva

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/1874

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Subject(s): Reflexão; Desenvolvimento da criança; Jogo; Mesa Sensorial


Description

O presente relatório constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens efetuadas no âmbito da prática de ensino supervisionada. As dinamizações, em grupo e individuais, realizadas em contextos de Educação Pré-escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico e as respectivas reflexões permitiram a construção de conhecimento fundamentais ao desempenho profissional. O trabalho de investigação, realizado num jardim de infância, foi de natureza qualitativo, consistindo num estudo exploratório sobre os contributos das mesas sensoriais no desenvolvimento de crianças dos 3 aos 5 anos. O enquadramento teórico incidiu sobre a importância do jogo e os jogos sensoriais, considerando as mesas sensórias como espaço de atividades sensoriais. Para a prossecução dos objetivos da investigação foram construídas duas mesas sensoriais e selecionados um conjunto de materiais, que foram explorados pelas crianças de forma autónoma. Os resultados do estudo foram recolhidos através de filmagens e de notas de campo, sendo analisados de forma descritiva, tendo em conta um conjunto de indicadores. A análise dos resultados permitiu demonstrar que as mesas sensoriais, de milho e água, oferecem às crianças entre os 3 e os 5 anos oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento nas diferentes áreas de conteúdos. Assim, foi possível constatar, por exemplo, situações de cooperação, partilha, jogo simbólico, resolução de problemas, de criatividade, de desenvolvimento da motricidade fina, do equilíbrio de objectos, da coordenação óculo-manual, da linguagem oral, da noção de número, da classificação , da flutuação em água e das sensações.

Summary The present report is a critical and reflective assessment on the learning done in the context of supervised teaching practice. The potencies in group and individual con-texts held in Pre-school and 1st cycle of basic education and their reflections allowed the construction of knowledge essential to job performance. The research, conducted in a kindergarten, was qualitative in nature, consisting of an exploratory study on the contri-butions of sensory tables in the development of children from 3 to 5 years. The theoretical framework focused on the importance of play and sensory games, considering the tables as sensory activities sensory space. In furtherance of the objectives of the research were built two tables sensory and selected a set of materials, which were explored by children independently. The results of the study were collected by videotaping and field notes were analyzed descriptively, taking into account a set of indicators. The analysis has demonstrated that the sensory tables, corn and water, offer children between 3 and 5 years of learning and development opportunities in different content areas. Thus, it was possible to see, for example, situations of cooperation, shar-ing, symbolic play, problem solving, creativity, fine motor development, balance of ob-jects, hand-eye coordination, oral language, the notion of number, classification, flotation in water and sensations.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Abrantes, Isabel
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
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