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Negligência afetiva e parentalidade : contributo(s) de pais e crianças para a elaboração de um programa de prevenção do risco na infância

Author(s): Gomes, Marta Filipa Mendonça

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/2262

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Subject(s): Estilos parentais; Práticas educativas; Relações paterno/filiais; Representações sobre negligência afetiva; Agência da criança; Parenting styles; Child agency; Educational practices; Parental-filial relationships; Representations of emotional negligence


Description

A família é o primeiro grupo social e a primeira forma de relação social da criança. Assim, delega-se nesta um papel central no desenvolvimento do menor visto que o relacionamento familiar tem o papel central de construir o autoconceito e a autoestima, além de ter um impacto muito significativo nos seus comportamentos sociais, éticos, morais e cívicos. Numa organização familiar saudável os pais devem apresentar estilos parentais baseados no uso de atitudes positivas, assegurando assim as condições ideais ao desenvolvimento dos filhos. Se estas condições não se observarem, isto é, se não forem proporcionados à criança cuidados básicos, equilíbrio emocional e amor e, havendo recursos e possibilidades dos pais para o fazerem, estamos então perante uma situação de negligência (Monteiro, 2010). Este projeto surgiu da necessidade de compreender quais as representações que pais e crianças têm acerca da relação paterno-filial que estabelecem entre si ao nível dos estilos e das práticas parentais através da Escala de Estilos Parentais (Arnold, O’Leary, Wolff & Acker, 1993). Para isso recorremos a um grupo de 24 encarregados de educação e respetivos filhos de 4/5 anos que foram entendidos como participantes ativos no processo de investigação. Houve ainda a oportunidade de desenvolver uma adaptação pictográfica e do vocabulário da subescala utilizada ajustando-a às idades das crianças em causa. Os resultados apontam para alguns desfasamentos entre as representações dos pais relativamente às dos filhos. Os contributos obtidos, sustentam, por sua vez, a elaboração de um programa de prevenção do risco na infância.

The family is the first social group and the first form of social relationship of the child. It has a central role in their development since the family relationship has a big importance in building the self-concept and self-esteem, and have a very significant impact on their social, ethical, moral and civic behavior. In a healthy family organization parents must submit parenting styles using positive attitudes, like this ensuring the optimal conditions for the development of the children. If these conditions are not observed, ie, if the child were not provided basic care, emotional balance, love, and parents have resources and possibilities, then we are facing of a situation of negligence (Monteiro, 2010). This project arose from the need of understand what representations that parents and children have about paternal-filial relationships established between them in level of styles and parenting practices through Parenting Styles Scale (Arnold, O'Leary, Wolff & Acker, 1993). For this we turn to a group of 24 parents and their respective children of 4/5 years old that were seen as active participants in the investigation process. There was also the opportunity to develop a pictographic adaptation and vocabulary of the subscale used adjusting it to the ages of the children concerned. The results point to some discrepancies between the representations between parents regarding their children. The contributions were made to sustain the development of a program of risk prevention in childhood.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Esperança Jales
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
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