Document details

O papel dos manuais escolares de português na promoção dos valores da interculturalidade no 1º ciclo do ensino básico : um estudo em contexto da prática de ensino supervisionada

Author(s): Pinho, Sara Raquel Henriques

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/3039

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Subject(s): Manuais escolares; Currículo; Identidade; Representação sobre a diferença; Literatura de países de língua portuguesa para crianças e jovens; Textbooks; Curriculum; Identity; Representation on the difference, Literature of Portuguese-speaking countries for children and young adults; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este relatório encontra-se dividido em duas partes, contemplando dois objetivos essenciais. Na primeira parte, o objetivo é fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante os segundo e terceiro semestres do Mestrado. Na segunda parte, destinada ao trabalho de investigação, o objetivo é averiguar qual o papel dos manuais na promoção de valores da interculturalidade no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, recorremos a material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e averiguarmos qual a imagem que tem vindo a ser veiculada sobre a diferença e a igualdade ao longo dos tempos. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter qualitativo com recurso à análise de conteúdo e, também, de caráter quantitativo relativamente à utilização de inquéritos por questionário. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado a alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que, muito embora os manuais escolares em análise não cumpram completamente o esperado relativamente à educação intercultural, já que apresentam poucas atividades que despertem um pensamento crítico e reflexivo sobre esta problemática, a atuação do professor é determinante como agente de transformação, na mudança de atitudes rumo ao entendimento mútuo e ao respeito.

This final teacher training report has been written within the scope of the Supervised Teaching Practice, as part of the Master’s Degree in Preschool and Primary School Education. This report is divided into two parts, comprising two essential goals. In the first part, the aim is to make a critical reflection on the Supervised Teaching Practice held during the second and third semesters of the Master´s Degree. In the second part, dedicated to the research work, the aim is to ascertain the role of textbooks in promoting intercultural values in Primary School Education. For this purpose, we used the resources we prepared along our teacher training as well as texts by renowned authors and legislation in force in order to reflect upon our practices and find out the representation that has been conveyed throughout the past years about issues of difference and equality over time. Empirically, we conducted qualitative research methods using content analysis and also quantitative questionnaire surveys. The instrument designed for this purpose was applied to 4th grade students in a school of Viseu. The data support the conclusion that, although the textbooks under consideration do not completely comply with the expected results concerning intercultural education, since they have few activities that arouse a critical and reflective thinking on this issue, the role of the teacher is crucial as a transformative agent in changing attitudes towards mutual understanding and respect.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Balula, João Paulo Rodrigues; Amante, Susana
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents