Author(s):
Dias, Hermínio Carlos Almeida
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/3100
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): Turismo; Turismo Religioso; Monumento Nacional; Desenvolvimento económico; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Description
O Turismo tem vindo a crescer no nosso país consideravelmente, contribuindo para o aumento da produtividade das empresas ligadas ao sector, servindo, através de todo o seu desenvolvimento, como alavanca para o desenvolvimento económico do país. É de realçar a importância dada ao Turismo Religioso, tendo em conta a quantidade e qualidade de locais de culto existentes no nosso país. O Turismo Religioso é um pouco mais do que uma visita aos locais sagrados, englobando toda uma vivência espiritual e cultural quer dos residentes, quer dos que visitam por motivos de fé, os chamados peregrinos. A afirmação do Turismo Religioso no Plano Estratégico Nacional de Turismo, como sendo um dos produtos a desenvolver no Turismo em Portugal, constitui o reconhecimento de vários fatores que o incorporam, como a diversidade do património cultural religioso, material e imaterial, crenças, costumes e toda uma envolvência relacionada com a religiosidade. Em 1498 nasceu um culto Mariano, debaixo de um penedo ao qual deram o nome de Senhora da Lapa. Este culto foi entregue à célebre ordem dos jesuítas, que no século XVII tomavam conta do Prelado. O seu desenvolvimento foi de tal forma que, à semelhança de Santiago de Compostela, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa chegou a ser o maior centro de peregrinação da Península Ibérica. Tendo em conta o seu valor religioso e a sua importância na história nacional, entendeu-se apresentar uma candidatura a monumento nacional, reconhecendo, desta forma, o valor religioso, histórico e arquitetónico deste Santuário. Pretende-se analisar as influências e o potencial que o Turismo Religioso pode gerar, acreditando que a execução de uma candidatura possa ser uma mais-valia para o desenvolvimento local.
ABSTRACT: Tourism has grown considerably in our country, contributing to increase the productivity of companies in the sector, serving through all his development as a lever for economic development. It is to emphasize the importance given to religious tourism, given the quantity and quality of existing places of worship in our country. The religious tourism is a little more than a visit to the holy sites, including the whole spiritual and cultural life of residents, whether visiting for reasons of faith, so-called pilgrims. The affirmation of religious tourism in the National Strategic Plan for Tourism, as one of the products to be developed in tourism in Portugal, is the recognition of various factors that incorporate, as the diversity of religious cultural heritage, both tangible and intangible, beliefs, customs and whole surroundings related to religion. In 1498 he was born a cult Mariano, under a rock to which they gave the name of the Lady of Lapa. This cult was delivered to the famous Jesuit order, which in the seventeenth century took Prelate account. Its development was such that, like Santiago de Compostela, the Shrine of Our Lady of Lapa became the largest pilgrimage center of the Iberian Peninsula. Taking into account its religious value and its importance in national history, it was understood submit an application for a national monument, recognizing in this way, the religious value, historical and architectural of this Shrine. It intends to analyze the influences and the potential for Religious Tourism can generate, believing that the execution of an application can be an asset to local development.