Document details

Práticas supervisionadas de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, inclusão e participação dos pais na escola

Author(s): Silva, Catarina Filipa Ferreira da

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/3118

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Subject(s): Necessidades Educativas Especiais (NEE); Pais; Professores; participação parental; Inclusão; Família; Educação Especial; Special Educational Needs; Special Education; Inclusion; Family; Parents; Teachers; Parental involvement; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais


Description

Inserido no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, surge a elaboração do presente Relatório Final de Estágio, que tem como principal enfoque refletir e evidenciar a importância do percurso realizado ao longo de todas as práticas de ensino supervisionadas, bem como o projeto de investigação em si, diretamente relacionado com a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), bem como a importância da relação de cooperação entre os pais e a comunidade escolar, para o sucesso e aprendizagem destas crianças. Este Relatório é constituído por duas grandes partes, sendo a primeira referente à análise das práticas em contextos, refletindo sobre as aprendizagens adquiridas nas unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada II e III, tendo decorrido na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Na segunda parte do mesmo, é apresentado o projeto de investigação sobre a participação dos pais na escola, no quadro da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais, sendo analisadas as perceções dos pais e professores. Para o efeito, definimos os seguintes objetivos: i) conhecer as perceções dos pais e dos professores sobre o processo de inclusão e seus obstáculos; ii) averiguar quais as formas de intervenção de pais e professores para melhorar a inclusão das crianças; iii) analisar as estratégias de envolvimento parental na escola dos pais de crianças com e sem NEE. Quanto à metodologia trata-se de um estudo de cariz qualitativo, exploratório e de carácter descritivo. Para a prossecução da investigação, realizaram-se quatro guiões de entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos intervenientes do processo educativo, num total de 11 entrevistados. Após a realização do estudo, os resultados obtidos sugerem a prevalência de áreas de intervenção, como as áreas académicas, as específicas (braille, orientação e mobilidade, entre outras), a autonomia e as AVD (Atividades da Vida Diária), sendo fundamentais para as crianças. No que diz respeito às áreas de maior dificuldade das crianças com NEE, verificámos consistência nos resultados relativamente à área da autonomia, porque, além de ser considerada uma área de intervenção a ser valorizada, esta é também uma área onde as crianças revelam maiores dificuldades. No que diz respeito aos obstáculos, são assinalados os fracos recursos humanos e materiais, o que dificulta a inclusão destas crianças na sua plenitude. No que concerne ao envolvimento parental, verificamos que os relatos ressaltam a articulação entre pais (de crianças com e sem NEE) e professores (do Ensino Regular e de Educação Especial) e a não existência de diferenças no acompanhamento educativo entre pais de crianças com NEE e os pais de crianças sem NEE. Quanto aos fatores implicados no envolvimento parental, os entrevistados referem as características sociodemográficas dos pais, bem como as necessidades específicas das crianças.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Felizardo, Sara
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
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