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A avaliação das competências cooperativas no trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Conceição, Bianca Cristina Pereira

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/4528

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Subject(s): Prática de Ensino Supervisionada; Educação Pré-escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Avaliação; Aprendizagem cooperativa; Trabalho de grupo; Supervised Teaching Practice; Pre-School Education; Primary Education; Cooperative competence evaluation; Group work; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente Relatório Final de Estágio tem como objetivo a análise e reflexão das práticas e dos percursos de aprendizagem desenvolvidos ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, apresentamos uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada que efetuámos ao longo do segundo e do terceiro semestres do mestrado e, na segunda parte, expomos um estudo empírico que pretende averiguar em que medida a avaliação das competências cooperativas influencia o funcionamento do trabalho de grupo no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Para o efeito, foram utilizados materiais construídos para apoio ao estágio, textos de autores de referência, legislação em vigor, notas reflexivas acerca da experiência com supervisores institucionais e orientadores cooperantes, tudo isto com a intenção de efetuarmos uma reflexão sobre as práticas em contexto, sobre a metodologia de trabalho de grupo e sobre a relevância da avaliação das competências cooperativas no 1.º CEB. Em termos empíricos, realizámos uma investigação-ação, que visa melhorar as competências cooperativas dos alunos tendo em vista o incremento do trabalho de grupo. O problema surgiu em contexto de sala de aula e para a sua resolução foram planeadas diversas ações educativas, assim como desenvolvidas estratégias de trabalho. Como instrumentos de recolha de dados, recorremos à entrevista, bem como a grelhas de avaliação. Estes foram elaborados para o efeito, e aplicados numa turma a frequentar o 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB numa escola do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que a avaliação das competências cooperativas ajuda os alunos a compreenderem a importância das competências sociais quando interagem com o “outro” e, assim, melhorar o seu relacionamento aquando da realização de trabalhos de grupo.

The present Internship Final Report has as a goal, the analysis and reflection of apprenticeship practice and background, developed through Pre-School and Primary Education Master Degree. Its foundations settles in two parts: the first one shows a critical analysis over the Supervised Teaching Practice we've made through Master's second and third semesters; and in the second part we expose an empirical study, which aims to determine at what extend cooperative competences evaluation may influence the performance of group work in Primary Education. For this purpose, we gathered tools elaborated to support the internship, such as texts of recognized authors; current legislation; reflexive notes on the experience with institutional supervisors and cooperative experts. We focused on the reflection about practice in context, about group work methodology and the major importance of cooperative competences evaluation on Primary Education. Empirically saying, we created an action investigation plan, which pursues the improvement of students cooperative competences, bearing in mind, the need of group work increase. The issue came up in class room context, and we planned several educational activities, as well as group strategies, in order to manage a solution. To pick up data, we elaborated interviews and evaluation grids, we then apply the obtained information into a second class Primary Education in Viseu. The feedback we had allowed us to realize that cooperative competence evaluation helps students to understand the importance of social competences, when interacting with the "other", and therefore to improve their relationship when in group work cooperation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cardoso, Ana Paula; Rocha, João
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
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