Author(s):
Neto, Flavia Daniela dos Santos
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/4905
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): materiais naturais; educação pré-escolar; criatividade; meio envolvente; natural materials; early childhood; education; creativity; environment
Description
O presente Relatório Final de Estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, compreende duas partes distintas. A primeira parte deste relatório foca-se nas intervenções ao longo das PES, fazendo-se uma reflexão e análise de todo o trabalho desenvolvido em ambos os contextos. A segunda parte trata o trabalho investigativo. Assim, com a elaboração deste estudo pretendeu-se realizar uma investigação sobre a utilização de materiais naturais pelas crianças. Sendo que, ao longo da investigação, desejou-se dar resposta a esta questão, tendo como objetivo principal compreender a utilização pelas crianças dos materiais e as suas criações, assim como perceber em que medida a intervenção da educadora pode influenciar as suas escolhas. Tratou-se de um estudo de caráter qualitativo, sendo uma investigação sobre as próprias práticas. Como tal, foi usado, como recolha de dados, a observação participante, as notas em diário de bordo e registos áudio e fotográficos. Os resultados ajudam na compreensão das propriedades que os materiais naturais apresentam e como podem ser mobilizados para as aprendizagens das crianças e para o seu desenvolvimento a nível criativo e na relação com o meio.
The present Final Report of Internship, developed within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, of the syllabus of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, comprises two distinct parts. The first part of this report focuses on interventions throughout the PES, reflecting and analyzing all the work developed in both contexts. The second part deals with investigative work. Thus, with the elaboration of this study it was intended to conduct an investigation about the use of natural materials by children. Throughout the research, we wanted to answer this question, with the main objective to understand children's use of materials and their creations, as well as to understand to what extent the intervention of the educator can influence their choices. It was a qualitative study, being an investigation about the practices themselves. As such, participant observation, logbook notes and audio and photographic records were used as data collection. The results help in understanding the properties that the natural materials present and how they can be mobilized for the children's learning and for their development at a creative level and in relation to the environment.