Document details

Intervenção e investigação em educação pré-escolar e 1º CEB : direitos das crianças e interações com os adultos nas atividades de apoio à família

Author(s): Ribeiro, Daniela Raquel André

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/4906

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Subject(s): Direitos das Crianças; Atividades de Apoio à Família; Educação Pré-Escolar; 1.º CEB; Children´s Rights; Family Support Activities; Early Childhood Education; Primary - Education


Description

O relatório final de estágio contém uma apreciação do trabalho desenvolvido ao longo do período de formação em contexto, focando as aprendizagens feitas no decorrer das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. O relatório inclui, ainda, o estudo desenvolvido no contexto de Educação Pré-Escolar que teve como objetivo refletir sobre os Direitos das Crianças e as interações com os adultos no âmbito do período de atividades de apoio à família. Tratou-se de um estudo qualitativo, tendo recorrido à observação de incidentes críticos, focados nas interações dos adultos com as crianças, e em entrevistas às próprias crianças que incluíram a solicitação de desenhos. Os resultados obtidos destacam situações pouco alinhadas com quatro direitos presentes na Convenção dos Direitos da Criança sendo estes: num primeiro momento, o artigo 3.º, referente à proteção e cuidados a prestar à criança e o artigo 19.º, referente à proteção relativa à violência física ou mental, que não se verificam quando os adultos repreendem com gritos e castigos as crianças, em situações que as próprias consideram injustas; num segundo momento, os artigos 12.º, que destaca a importância de ter em conta a opinião da criança e o artigo 13.º que foca a liberdade de expressão, foram salientados como contraponto a situações de imposição de opções às crianças, não as escutando ou desconsiderando opiniões e preferências expressas pelas mesmas. Tanto os dados das observações como das entrevistas apresentaram uma imagem coerente referente ao desalinhamento entre situações experienciadas e Direitos previstos.

The final stage report contains an assessment of the work done during the training period in context, focusing on the learning during the Supervised Teaching Practice (PES) of the master's degree in Early Childhood and Primary Education. The report also includes the study developed in the context of Early Childhood Education which aimed to reflect on Children's Rights and interactions between adults and children within the period of activities related to family support. It was a qualitative study that resorted to the observation of critical incidents, focused on the interactions of adults with children, and to interviews with the children themselves that included drawings. From the results, we discuss situations that are not aligned with Children's Rights according to the U. N. Convention, with special emphasis in two groups of rights: Article 3, regarding the protection and care of the child, and Article 19, concerning protection against physical or mental violence, which do not occur when adults reprimand children with screams and punishments in situations that they themselves consider unfair; and Article 12, which highlights the importance of taking into account the child's opinion, and Article 13, which focuses on freedom of expression, highlighted as a counter point to situations of imposition of choices to children, not listening or disregarding opinions and preferences expressed by them. The data from the observations and from the interviews present a coherent image referring to the misalignment between situations experienced by children and their anticipated rights.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Figueiredo, Maria Pacheco
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents