Author(s): Ramalho, Henrique
Date: 2002
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/636
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): Educação; Currículo; Economia
Author(s): Ramalho, Henrique
Date: 2002
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/636
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): Educação; Currículo; Economia
A lógica de construção dos sistemas educativos tem possibilitado inúmeras análises que decorrem da ponderação dos vários condicionalismos que concorrem para a interpretação da construção político-ideológica da educação. Uma interpretação possível passa por ver uma educação que tende cada vez mais a invocar os valores conservadores com uma tradição secular neoliberal. Uma orientação que tende, em muitos casos, a sugerir uma profunda interligação entre a economia como sistema central, o trabalho que aí é necessário desenvolver e a educação que, por força daqueles valores, possa e, deva, promover o desenvolvimento económico, recorrendo-se a uma racionalização gerencialista, deixando antever que poder-se-á estar a invocar um sentido de construção de uma educação altamente instrumentalizada.