Document details

Rotina educativa e Literatura para a Infância: relato crítico de práticas e investigação na Educação Pré-Escolar

Author(s): Alves, Marlene Lopes

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/6831

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Subject(s): Educação Pré-Escolar (EPE); Rotina educativa; Literatura para a Infância; rotinas familiares; hora do conto em ensino à distância; Early Childhood Education; educational routine; children’s literature


Description

O presente Relatório Final de Estágio inclui duas partes: uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB e na Educação Pré-Escolar (EPE), e uma segunda parte, relativa ao projeto de investigação desenvolvido em contexto de estágio no âmbito da PES na EPE. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com recurso à observação participante em contexto de estágio, entrevista à educadora de infância, notas de campo, gravações áudio, registos fotográficos e questionário aos pais. A análise de conteúdo permitiu cruzar dados das diferentes recolhas, sublinhando a importância que a Literatura para a Infância tem numa rotina educativa para crianças em EPE. Com esta investigação procurei perceber de que forma ocorrem as rotinas educativas em contexto de EPE e em contexto familiar, procurando compreender de que forma surgem os momentos destinados ao contar de histórias. Os resultados obtidos permitem perceber que as rotinas educativas assumem uma grande variedade de benefícios, oferecendo estrutura e segurança, além de permitir que se vão introduzindo elementos novos no decorrer do tempo. Quanto às rotinas familiares, neste estudo, percebi que os fins de semana diferem em relação aos dias de semana, porém há um interesse por parte dos pais em tentar manter alguns momentos de rotina diária. No período de confinamento, verifiquei que houve um maior interesse por momentos de hora do conto nas rotinas familiares, sendo de destacar o momento antes de as crianças irem dormir.

This Internship Final Report includes two parts, a critical reflection on the Supervised Teaching Practice in the 1st CEB and in Pre-School Education (EPE), and a second part on the research project developed in the context of an internship within the scope of PES in EPE. The qualitative study was carried out using participant observation in an internship context, interviews with the kindergarten teacher, field notes, audio recordings, photographic records and a questionnaire for parents. Content analysis allowed crossing data from different collections, considering the importance that literature for childhood has in an educational routine for children in ECE. With this investigation, we seek to understand how educational routines occur in the context of EPE and in a family context, trying to understand how the moments destined to storytelling arise. The results obtained allow us to see that educational routines have a variety of benefits, however, it is essential that new elements are introduced throughout the day. As for family routines, in this study, we noticed that weekends differ in relation to weekdays, but there is an interest on the part of parents in trying to maintain some moments of daily routine. During the confinement period, we found that there was a greater interest in story time moments in family routines, with emphasis on the moment before the children went to bed.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Figueiredo, Maria Pacheco; Matos, Isabel Aires de
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents