Author(s):
Costa, Sandra Filipa Gomes da
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/8033
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): Tecnologia; gerações; motivação e aprendizagem; Technology; generations; motivation and learning
Description
O professor deve adaptar-se às diferentes realidades que vão surgindo ao longo das gerações. Deve conhecer o aluno, acompanhar os seus interesses e realidades para, desta forma, captar a sua atenção e motivação para aprender. Um aluno motivado é um aluno que aprende. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber a importância das tecnologias, especialmente, nas últimas gerações. Perceber até que ponto os alunos estão “dependentes” das tecnologias para promover a sua aprendizagem. Este projeto encontra-se dividido em três partes: i) Reflexão crítica referente às práticas de ensino supervisionadas, ii) Trabalho de investigação, iii) Projeto e análise de dados, discussão e conclusão. Este projeto contou com a participação de duas turmas de 6º ano, que trabalhou de forma empenhada para a realização do mesmo. O projeto seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa para a obtenção de dados, baseando-se na metodologia investigação-ação. Os resultados mostram que os alunos demonstram mais entusiasmo e empenho quando são utilizados recursos tecnológicos para a execução de atividades, promovendo, assim, a retenção de informação e aprendizagem. Registou-se, ainda, episódios de entreajuda e pesquisa de forma autónoma.
A teacher must adapt himself to the different realities that emerge over the generations. He must know the student, follow his interests and realities in order to capture his attention and motivation to learn. A motivated student is a student who learns. The main goal of this project is to understand how important technologies are, especially, in the last generations, also to understand how much their learning “depends” on the technologies. This project is presented in three parts: i) Critical reflection regarding surpervised teaching practices, ii) Investigation project, iii) Projetct and data analysis, discussion and conclusion. This project had the participation of two 6th grade classes, who worked hard to carry it out. The project followed a qualitative and quantitative evaluation to obtain data, based on the research-action methodology. The results verify that students show more enthusiasm and commitment when technological resources are used on some activities, promoting their capacity of learning and retain information. There were also situations of self-help and independente research.