Document details

As práticas educativas dos enfermeiros na preparação do regresso a casa da pessoa submetida a uma intervenção cirúrgica de ambulatório

Author(s): Dias, Sophie Magalhães

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1245

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Cirurgia de ambulatório; Pessoa submetida a uma intervenção cirúrgica em CA; Práticas educativas; Enfermeiro; Ambulatory surgery; Individual summited to a surgical intervention in AS; Educational Practices; Nurse


Description

A pessoa submetida a uma intervenção cirúrgica em Cirurgia de Ambulatório, com a admissão e alta no mesmo dia, requer uma assistência rigorosa e diferenciada. Assim as práticas educativas dos enfermeiros a uma pessoa submetida a uma intervenção cirúrgica em Cirurgia de Ambulatório no seu regresso a casa são fundamentais, a enfermagem ocupa, um lugar crucial neste contexto. Pretendemos com este estudo conhecer as práticas educativas dos enfermeiros na preparação do regresso a casa da pessoa submetida a uma intervenção cirúrgica, tornando visível a intervenção do enfermeiro como um forte elemento para o sucesso na recuperação da pessoa submetida a uma intervenção cirúrgica em Cirurgia de Ambulatório. Neste sentido, optámos por um estudo de natureza qualitativa, com uma abordagem de cariz exploratório-descritivo e a estratégia de recolha de dados incidiu na entrevista semi-estruturada, dirigida à pessoa submetida a uma intervenção cirúrgica em Cirurgia de Ambulatório e aos enfermeiros de uma Unidade de Cirurgia de Ambulatório. Os dados foram analisados com o recurso à análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciaram os contributos e deste modo a importância das práticas educativas neste contexto. Permitiram-nos, ainda identificar o tipo de informação e as estratégias mobilizadas pelo enfermeiro bem como as dificuldades sentidas neste processo. Ficaram ainda visíveis as dificuldades sentidas pela pessoa intervencionada a uma cirurgia no regresso a casa principalmente ao nível da atividades de vida diárias, bem como as estratégias mobilizadas para as ultrapassar. Estes resultados sugerem que é importante refletir sobre a intervenção do enfermeiro no sentido da melhoria contínua das práticas realizadas e adequando procedimentos não só a nível das dinâmicas da equipa mas também da organização.

An individual that is submitted to a surgical intervention in an Ambulatory Surgery department, with admission and discharged on the same day, requires rigorous and differentiated assistance. In this regards, the educational practise conducted by nurses upon discharge of these patients are fundamental, and nursing exerts a critical place in this setting. With this study we aim to recognize of different educational practices in nursing when preparing a patient submitted to a surgical intervention for discharge, making it evident the importance of the intervention of the nurse as a strong element in the success in patient recovery. To achieve these goals, this study was conducted using a qualitative approach, in an explorative-descriptive manner. Collection of data was mainly archived through a semi-structured interview conducted at both the patient submitted to a surgical intervention in Ambulatory Surgery, as well as nurses of the Ambulatory Surgery Department. Data was analysed based on content analyses. The results demonstrate the contributions and highlighted the importance of the educational practices of nursing in these circumstances. Furthermore, the results allowed us to identify different types of information and strategies used by the nurse, as well as recognize some difficulties encountered in this process. Also evident, were the difficulties felt by the patient upon arrival at home in completing day-to-day tasks, likewise some strategies were identified to overcome these difficulties. These results suggest the importance of reflecting on nursing interventions aiming towards an on-going of good practices and procedures not only in one-on-one nursing, but also as part of team and organizational dynamics.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents