Document details

Soluções de broadcasting em dispositivos móveis

Author(s): Serra, Tiago José dos Santos

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1357

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Cloud computing; Pull e push; Google cloud mensaging; Apple Push notification service


Description

Ao longo dos últimos anos, é notória a evolução das tecnologias e sistemas de informação refletindo-se na utilização massivamente pela comunidade de aplicações e serviços, em particular através da disponibilização de dispositivos móveis com elevados recursos computacionais e custos. Cada vez mais as empresas e organizações oferecem aplicações e serviços para promoverem produtos e serviços no sentido de promoverem e rentabilizarem os seus negócios em grande escala. Por sua vez, tipicamente as empresas de marketing e de promoção de produtos promovem as suas ações de comunicação através de eventos realizados, online ou fisicamente, de modo a chegar a potenciais consumidores e tentar atingir um segmento de mercado. Com este intuito e durante este mestrado surgiu a ideia de desenvolver uma aplicação para smartphones onde as pessoas pudessem trocar ideias. Estas estariam associadas a um evento. Visto isto, analisamos os diferentes tipos de mensagens (pull e push) e como estas comunicam na web e nos smartphones. Assim sendo, o objetivo principal deste estudo é o de encontrar a melhor solução de broadcast para os diferentes sistemas operativos móveis existentes, neste caso o Android e o iOS. Neste contexto foi efetuada uma análise da arquitetura dos serviços atualmente existentes, e aprofundar os conhecimentos sobre os novos conceitos em que estes assentam, como por exemplo, push notification. Revisto todos os novos conceitos, tendo pesado os prós e contras que cada serviço (Direct 100, Zero push e o Parse) oferecia, selecionamos aqueles que se adaptam melhor á ideia apresentada. Neste caso os serviços escolhidos foram o Google Cloud Messaging (GCM) e o Apple Push Notification Service (APNS). Após o estudo daquelas ferramentas, foram realizados testes de desempenho com dados fictícios e com dados reais em eventos por forma a comprovar que as ferramentas escolhidas são as que melhor servem o nosso propósito.

Over the past few years, it is notorious the evolution of technology and information system that reflects the massive use by the community of applications and services, in particular through the provision of mobile devices with high computing resources and costs. More and more companies and organizations offer applications and services to promote products and services in order to promote and monetize their business on a large scale. In turn, typically marketing and product promotion companies promote their communication actions through events held, online or physically, in order to reach potential customers and try to reach a market segment. Bearing this in mind, the idea of developing a smartphone application which people could use to exchange ideas associated to an event seemed extremely suitable for this master degree. Therefore, we analyzed different types of messages (pull and push) and the way these communicate on the web and with smartphones. Thus, the main goal of this study is to find the best broadcast solution for the different mobile systems, in this case, for the Android and iOS. Consequently, it was necessary to analyze each service regarding its architecture and deepen the knowledge of the new concepts on which these are based, such as push notification. After having seen all concepts available, and having assessed the strong points and weaknesses from these services (Direct100, Zero push and Parse), we selected the ones that suit best the idea. In this case, the chosen services were Google Cloud Messaging (GCM) and Apple Push Notification Service (APNS). After studying these tools, performance tests were done with real and unreal data at events to ensure that the chosen tools are the ones which best serve our purpose.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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