Document details

Supervisão pedagógica das actividades de enriquecimento curricular num agrupamento de escolas

Author(s): Rocha, Rosa Maria Mota Amaro da

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1396

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Supervisão; Reflexão; Articulação horizontal; Desenvolvimento profissional; Actividades de enriquecimento curricular; Supervision; Reflection; Horizontal articulation; Professional development; Curriculum enrichment activities


Description

O estudo que aqui se apresenta teve como objectivo investigar o impacto da supervisão pedagógica na articulação horizontal, entre as actividades curriculares e as actividades de enriquecimento curricular no desenvolvimento profissional dos participantes. O estudo envolveu a investigadora, enquanto professora/supervisora, os professores titulares de turma e os professores das actividades de enriquecimento curricular de um Agrupamento de Escolas. Quatro dos professores das actividades de enriquecimento curricular foram integrados num percurso de supervisão pedagógica com uma turma do 2.º ano de escolaridade. Pretendeu promover processos de supervisão pedagógica assentes numa abordagem colaborativa e reflexiva da dinamização da articulação horizontal entre as actividades curriculares e as actividades de enriquecimento curricular e identificar potencialidades e constrangimentos deste processo. Através de um processo formativo, com uma vertente de supervisão horizontal, foi possível enfatizar a colegialidade, a supervisão reflexiva, bem como desenvolver uma relação que criou espaço para a construção do conhecimento centrado nas actividades de enriquecimento curricular com vista à transformação pessoal e profissional dos participantes. As fontes de recolha de dados incluíram dois questionários, observações, análise documental e percurso supervisivo, sendo que todos os procedimentos de análise foram de cariz qualitativo. Os resultados do estudo dão indícios de que tanto os professores titulares de turma como os professores das actividades de enriquecimento curricular apresentam uma visão positiva sobre a articulação horizontal praticada ao nível do Agrupamento, embora apresentem alguns constrangimentos no decorrer do seu desenvolvimento. Apontam, ainda, para o facto de que uma abordagem da supervisão pedagógica promotora de práticas reflexivas pode representar um caminho efectivo na melhoria da qualidade da prática pedagógica e da articulação horizontal entre o trabalho do professor titular de turma e dos professores das actividades de enriquecimento curricular, apontando para a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

The presented study aimed to investigate the impact of pedagogical supervision in horizontal articulation between curricular activities and curriculum enrichment activities in the professional development of participants. It involved the researcher as teachers/supervision, the classroom teachers and the curriculum enrichment teachers‟ activities from a group of schools. Four of the teachers in curriculum enrichment activities were integrated in a course of pedagogical supervision in a 2nd grade class. The main goal was to promote processes of pedagogical supervision based on a reflective and collaborative approach of a dynamization of horizontal articulation between curricular activities and curriculum enrichment activities and on identifying potentialities and constraints of this process. Through a formative process, with a horizontal supervision component, it was possible to emphasize the collegiality, the reflective supervision, and to develop a relationship that created space for the construction of the centered knowledge on the curriculum enrichment activities designed to transform personally and professionally the participants‟ performance. The sources of data collection included two questionnaires, observations, document analysis and route supervision. The analysis procedures were qualitative. The study results provide evidence that both classroom teachers and the curriculum enrichment teachers‟ activities had a positive perspective on horizontal articulation existing on a level Grouping, although they presented some constraints in the course of its development and some embarrassment regarding pedagogical supervision of those activities. They also point to the fact that an approach of pedagogical supervision which promotes reflective practices may represent an effective way to improve the quality of pedagogical practice and horizontal articulation between the work of classroom teachers and curriculum enrichment teachers‟ activities pointing to the promotion of personal and professional development of participants.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents